A nova Liga dos Campeões começou ontem com o primeiro sorteio da época. O local foi o mesmo, o Fórum Grimaldi, no Mónaco, o modo como se desenrolou é que foi completamente diferente. Deixou de se ser feito à mão – seriam necessárias quatro horas e 1.000 bolas – e passou a ser automatizado, com um computador a definir os adversários de cada equipa através de um algoritmo. Cristiano Ronaldo esteve em destaque ao receber o prémio de melhor marcador da história da Liga dos Campeões e por carregar no botão que ditou a sorte, ou falta dela, das equipas.
A principal competição de clubes vai ter, pela primeira vez, 36 clubes, mas deixa de haver a fase de grupos e passa a haver um campeonato, onde cada equipa disputa oito jogos (quatro em casa e quatro fora), sendo dois contra equipas do seu grupo e seis contra adversários dos outros potes, ou seja, vão jogar sempre contra equipas diferentes. O Benfica ficou no pote 2 e o Sporting no pote 3 e, por isso, vão receber gigantes do futebol europeu. O resultado ditou que o Sporting vai defrontar o Manchester City, Leipzig, Arsenal , Club Brugge, Lille, PSV, Bolonha e Sturm Graz, ou seja, os leões têm dose dupla contra equipas inglesas, mas os restantes adversários não são de modo a assustar o campeão nacional. O Benfica tem uma tarefa bastante complicada ao defrontar o Barcelona, Bayern Munique, Atlético Madrid, Juventus, Feyenoord, Estrela Vermelha, Bolonha e Mónaco, o que significa que estão três ex-campeões europeus no caminho dos encarnados. O sorteio não foi propriamente simpático para o PSG, que vai defrontar o Manchester City, Bayern Munique, Atlético Madrid e Arsenal. A primeira jornada realiza-se a 17, 18 e 19 de setembro e, pela primeira e única vez esta época, vai haver jogos da Liga dos Campeões à quinta-feira.
Os oito primeiros da fase de liga seguem para os oitavos de final como cabeças de série e as equipas classificadas entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar um playoff a duas mãos. Quem ficar abaixo do 25.º é eliminado das competições europeias. Segundo as contas da UEFA, para ficar no 8.º lugar é necessário fazer, no mínimo, 15 pontos nos oito jogos, e para entrar nos 24 que seguem para o playoff a pontuação mínima é de oito pontos.