Esta semana fica na história da UEFA com a realização da primeira jornada da Liga dos Campeões 2024/25. É o começo de uma nova era, com 36 equipas e a certeza de que os grandes clubes europeus vão defrontar-se na primeira fase da prova. A competição é disputada na forma de campeonato, cada equipa vai defrontar oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora), e não três como acontecia na antiga fase de grupos. Os oito primeiros passam automaticamente aos oitavos de final como cabeças de série, e as equipas entre o 9.º e 24.º lugar vão disputar o playoff que apura as restantes oito equipas.
A liga milionária vai ser mais competitiva e intensa, marcar pontos em todas as partidas vai ser determinante. Piotr Klimek, especialista em matemática da Football Rankings, realizou um estudo com base em estatísticas avançadas para prever a posição de cada equipa no novo formato da Liga dos Campeões. O Manchester City ficaria em primeiro lugar, seguido pelo Real Madrid, Bayern Munich, Inter Milão, Atalanta, Arsenal, Borussia Dortmund e Bareclona, seriam estas as oito equipadas apuradas. Segundo este estudo, as equipas portuguesas teriam que disputar o playoff. Nesse cenário, e tendo em conta a grelha criada pela UEFA, o Sporting (21.º) jogaria com o Liverpool (12.º) e o Benfica (23.º) iria defrontar o Milan (10.º).
Pontos decisivos O campeão nacional Sporting, 35.º do ranking da UEFA, começa hoje (20h00) a fase de liga ao receber o Lille, 37.º na UEFA, que perdeu em casa do St. Étienne (0-1). As duas equipas já se tinham defrontado para a Liga Europa 2010/11 e o Sporting venceu os dois jogos (1-0 e 2-1). No lançamento do jogo, o treinador do Sporting, Rúben Amorim, disse que “todos estão aptos para jogar”. “Na Liga dos Campeões vamos ter jogos mais exigentes e sofrer um bocadinho. Somos um outsider como o Lille, que tem uma capacidade física diferente das equipas do campeonato português, mas jogamos em casa e queremos ganhar”, disse Amorim.
Nas últimas três temporadas, o Sporting conseguiu sempre passar para a fase a eliminar das provas europeias; uma na Liga dos Campeões e duas na Liga Europa. Para repetir esse feito, tem de começar da melhor forma, ou seja, vencer os franceses. O Lille atingiu o ano passado os oitavos de final da Liga Europa com Paulo Fonseca. Esta época, quer fazer melhor, isto é, evitar a eliminação na fase de liga. Jonathan David é a estrela da equipa. É um avançado rápido e potente que marcou 26 golos na época passada, quer mostrar serviço este ano e ser um dos melhores marcadores da liga milionária. Outros jogadores a seguir com atenção são o exuberante lateral direito Thomas Meunier e o central Bafodé Diakité.
Depois do Lille, os leões vão defrontar o PSV Eindhoven (1/10, fora), Sturm Graz (22/10, fora), Manchester City (5/11, casa), Arsenal (26/11, casa), Brugge (10/12, fora), Leipzig (22/01, fora) e Bolonha (29/1, casa).
O Sporting estreou-se nas competições europeias na época de 1955/56. O Benfica tinha sido campeão nacional nesse ano, mas a UEFA convidou o Sporting para a edição inaugural da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Desde então, realizou 349 jogos, venceu 144, empatou 79 e perdeu 126. Já o Lille disputou apenas 148 jogos, venceu 57, empatou 46 e perdeu 45, e nunca venceu qualquer troféu da UEFA, a única conquista que teve foi a Taça Intertoto.
Mudar a imagem O Benfica, 15.º no ranking UEFA, estreia-se na Liga dos Campeões com a deslocação a Belgrado para defrontar o Estrela Vermelha (dia 19, 17h45), que venceu o playoff e ocupa a 50.ª posição na UEFA. Este vai ser a primeira grande prova de fogo de Bruno Lage como treinador do Benfica. Os encarnados sofreram apenas uma derrota nos últimos 17 jogos realizados fora da Luz, resta saber como vão reagir ao ambiente escaldante do Stadion Rajko Miti. O defesa central Uroš Spajićé o jogador mais importante da equipa pela experiência acumulada nos campeonatos francês, belga e neerlandês. A equipa reforçou-se com o brasileiro Bruno Duarte (ex-Farense), que marcou nos cinco jogos já realizados. O Estrela Vermelha lidera o campeonato sérvio com sete pontos de avanço sobre o Mladost Luani.
Estrela Vermelha e Benfica defrontaram-se uma única vez para a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1984/85, com o Benfica a levar a melhor na primeira eliminatória; à derrota em Belgrado (2-3) respondeu com a vitória na Luz (2-0). Nas últimas três participações na antiga fase de grupos da Liga dos Campeões, o Estrela Vermelha ficou sempre em último lugar do grupo. Nas próximas jornadas, o Benfica vai defrontar o Atlético de Madrid (2/10, casa), o Feyenoord (23/10, casa), o Bayern Munique (6/11, fora), o Mónaco (27/11, fora), o Bolonha (11/12, casa), o Barcelona (21/1, casa) e a Juventus (29/1, fora).
O Benfica estreou-se nas competições da UEFA em 1957/58, disputou 457 jogos europeus, conseguiu 208 vitórias, 110 empates e perdeu 139 vezes. O Estrela Vermelha realizou 378 jogos nas competições europeias, venceu 161, empatou 88 e foi derrotado 88 vezes. O principal clube da Sérvia tem algum palmarés internacional, nomeadamente a vitória na Taça dos Campeões Europeus e na Taça Intercontinental na época 1990/91.
Esta temporada não haverá jogos da Liga dos Campeões em sinal aberto como aconteceu em anos anteriores (TVI), quem quiser seguir a melhor competição do mundo de clubes tem de aderir à SportTV (Sporting e Benfica) e à DAZN.
Dia 17
Juventus-PSV Eindhoven (17h45)
Young Boys-Aston Villa
Bayern Munique-Dínamo Zagreb (20h00)
Real Madrid-Estugarda
Milan-Liverpool
Sporting-Lille
Dia 18
Bolonha-Shakhtar Donetsk (17h45)
Sparta Praga-Salzburgo
Manchester City-Inter Milão (20h00)
Brugge-Borussia Dortmund
PSG-Girona
Celtic-Slovan Bratislava
Dia 19
Estrela Vermelha-Benfica (17h45)
Feyenoord-Bayer Leverkusen
Atlético Madrid-RB Leipzig
Mónaco-Barcelona
Atalanta-Arsenal
Brest-Sturm Graz