A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2024-2025 começa na sexta-feira com quase cinco milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19 disponíveis.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta quarta-feira que “foram adquiridos 2,1 milhões de vacinas contra a covid-19 (Portugal continental e Regiões Autónomas) e 2,5 milhões de vacinas contra a gripe para Portugal Continental (2,1 milhões dose padrão e 360 mil vacinas de dose elevada)”.
A DGS anunciou, sem indicar o valor do investimento, que foram “adquiridas vacinas contra a gripe e contra a covid-19 em número suficiente para todos os elegíveis que demonstrem interesse em se vacinar”, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias.
Esta época, a vacinação contra a gripe com dose reforçada é alargada às pessoas com 85 ou mais anos de idade, para além das pessoas residentes em lares de idosos, similares e rede nacional de cuidados continuados integrados.
A diretora-geral da Saúde já tinha revelado, no início de setembro, que as pessoas com mais de 84 anos vão ser vacinadas apenas “em regime de centro de saúde”.
“Aquilo que estamos a ver é tentar minimizar idas da população aos centros de saúde. O que isso significa? Alguém com 85 ou mais anos (…) têm as suas consultas de rotina. Queremos aproveitar esse momento (…) para ser o momento da vacinação”, afirmou Rita Sá Machado.
O Governo vai gastar 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e quer ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro do que em 2023. As farmácias vão receber três euros por cada vacina administrada.