Cada português gasta por ano 350 euros em alimentos que não come, desperdiçando 184 quilos de comida anualmente, alerta a empresa Too Good to Go, que promove a partir desta segunda-feira e até ao próximo domingo (Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar), uma semana de sensibilização e mobilização da sociedade para o problema.
Dados indicam que Portugal ‘deita fora’ 184 quilos de alimentos por ano ‘per capita’, fazendo do país o quarto país da União Europeia que mais desperdiça.
“Estes resíduos alimentares geram mais de seis quilos de dióxido de carbono (CO2) e o desperdício desnecessário de 1.928 litros de água por cada português, numa semana”, sublinha a plataforma de impacto social que combate o desperdício alimentar, criada na Dinamarca em 2016.
Fazendo uma extrapolação dos dados do Eurostat, cada pessoa desperdiça por mês mais de 10 quilos de comida.
“Meio quilo de comida desperdiçada por uma pessoa durante uma semana pode parecer pouco, mas se multiplicarmos pelos 10 milhões de habitantes, em Portugal são mais de cinco milhões de quilos desperdiçados por semana”, alerta a Too Good to Go.
Na semana contra o desperdício, assinalada em nove dos 19 países onde opera a Too Good to Go, as pessoas são convidadas a seguir um conselho diário a ser posto em prática em casa.