Há uma nova marca chinesa no mercado nacional, a Forthing junta-se à BYD, MG, Xpeng, Maxus e Aiways. O Grupo Auto-Industrial fechou um acordo com a Dongfeng Liuzhou Motor e tornou-se o importador exclusivo da marca Forthing para o nosso país. O objetivo é conquistar 0,5% do mercado nacional quando atingir a velocidade de cruzeiro em 2026 com uma gama composta pelo SUV Friday, pelo MPV U-Tur e berlina S7, com motorizações elétricas e híbridas. Os novos modelos serão vendidos em cinco pontos de venda, mas o objetivo da Auto-Industrial é ter uma rede com 15 concessionários.
A partir de meados de outubro vamos poder ver nas a circular três novos modelos e quatro versões: Friday EV e PHEV, U-Tur e S7, uma gama diversificada, com preços acessíveis e bem equipados, sendo que todos os modelos vão ter dois níveis de equipamento.
O Forthing Friday EV é um SUV 100% elétrico, que se destaca pela imagem marcante e por um habitáculo espaçoso, proporcionando aos ocupantes uma viagem muito confortável. O motor elétrico de 204 cv é alimentado por um pack de baterias de 86 kWh e oferece uma autonomia de 510 km em ciclo WLTP. O preço é de 51.500 euros. O Friday está igualmente disponível numa versão híbrida HEV com 170 cv, que combina o motor a gasolina 1.5 turbo com o motor elétrico sem necessidade de carregamento. Vai ser comercializado por 38.500 euros. Os motores e as baterias das duas versões são fornecidos pela BYD, mais um exemplo da sinergia chinesa para atacar o mercado europeu.
Outro modelo bastante interessante é a berlina S7 com motor 100% elétrico de 218 cv, que é comercializada por 44.500 euros. Diferencia-se pelo design moderno, excelente aerodinâmica e uma eficiência mecânica de 94,5%, que valeu a certificação “Energy Efficiency Star” na China. A autonomia anunciada é de 550 km.
O terceiro modelo da gama é o U-Tour, um MPV de sete lugares, com um design agressivo, que recebe o motor 1.5 turbo com 197 cv e caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem. Está equipado com o Sistema de Conectividade Inteligente Future Link 4.0 e a assistência à condução de nível L2+. É um modelo que satisfaz as necessidades familiares e vai ter um preço de 37.500 euros.
A Auto-Industrial está na distribuição automóvel há 103 anos. “Estamos muito orgulhosos por trazer a Forthing para Portugal, um mercado que valoriza a inovação e a sustentabilidade. Acreditamos que os nossos veículos vão ao encontro das expetativas dos consumidores portugueses, oferecendo uma combinação única de tecnologia avançada, segurança e eficiência. O nosso compromisso é claro: proporcionar uma experiência de condução de elevada qualidade acessível e contribuir para um futuro mais sustentável no sector automóvel em Portugal”, referiu Pedro Galvão, diretor-geral da Forthing Portugal.
O grupo Dongfeng foi fundado em 1954 e é dos maiores fabricantes de automóveis da China, com mais de um milhão de veículos vendidos em 100 países. A Forthing foi fundada em 2001 e aposta no desenvolvimento de novos modelos elétricos ou eletrificados e em tecnologias sustentáveis. A gama compreende berlinas, SUV, monovolumes e comerciais ligeiros e pesados. “A Forthing é uma marca nova com uma imagem jovem que personifica energia, confiança e um espírito ousado de exploração. Esse espírito motiva-nos a expandir nossa presença global. O nosso objetivo é oferecer à Europa um equilíbrio que combine tecnologia, desempenho, durabilidade, sustentabilidade ambiental a preços acessíveis.”, acrescentou Patrick Wang, da Dongfeng Liuzhou Motor.