Liga Europa. Ambições acrescidas

A Liga Europa começa esta semana com FC Porto a deslocar-se à Noruega para defrontar o Bodo/Glimt e o Braga a receber o Maccabi Tel-Aviv. Dois jogos para vencer.

A segunda competição de clubes mais importante da Europa entra na 54.ª temporada, a 16.ª desde que substituiu a Taça UEFA. A exemplo do que aconteceu na Liga dos Campeões, também o formato da Liga Europa mudou por completo. A competição é disputada por 36 equipas na forma de campeonato, onde cada formação defronta oito equipas diferentes (quatro em casa e quatro fora). Turquia e Países Baixos são os países mais representados, com três equipas. Portugal tem dois representantes: FC Porto e Braga, finalistas da Liga Europa em 2010/11, conquistada pelos dragões (1-0) com golo de Falcão. A edição deste ano conta naturalmente com equipas de qualidade, mas, ao contrário do formato anterior, a nova Liga Europa não recebe equipas provenientes da Liga dos Campeões, o que pode facilitar um pouco a vida às equipas que passarem aos oitavos de final.

O sorteio ditou que os clubes portugueses tenham cinco adversários em comum: Lazio, Olympiacos, Maccabi-Tel-Aviv, Bodo/Glimt e Hoffenheim. O FC Porto tem boas perspetivas de se apurar diretamente para os oitavos de final, se estiver perto da perfeição, como afirmou o seu treinador, Vítor Bruno, mas para isso terá de ficar entre os oito primeiros. Já a equipa de Carlos Carvalhal tem igualmente hipótese de obter os pontos necessários para passar à fase a eliminar, nem que seja através do playoff. Os oito primeiros classificados avançam diretamente para os oitavos de final, as equipas que terminarem entre o nono e o 24º lugar disputarão o playoff a eliminar. A partir daí, serão eliminatórias em duas mãos. A final realiza-se a 21 de maio no Estádio de San Mamés, em Bilbau, a casa do Athletic Club, que está a participar nesta competição. De salientar que o vencedor da Liga Europa garante um lugar na Liga dos Campeões de 2025/26, caso não se tenha qualificado através do respetivo campeonato nacional.

A UEFA estabeleceu este ano um preço máximo do valor dos bilhetes para os adeptos visitantes nas três competições que organiza. No caso da Liga Europa, o preço é de 40 euros, valor que desce para 35 euros na próxima temporada. De salientar ainda que devido ao conflito israelo-palestiniano, a UEFA decidiu que o Maccabi Tel-Aviv tem de jogar fora do seu país, por uma questão de segurança. O primeiro jogo em casa, dia 3 de outubro, frente ao Midtjylland vai disputar-se em Belgrado, na Sérvia.

O Sevilha é o clube com mais títulos (7), o Sporting é a equipa com mais presenças (29), mais jogos realizados e mais golos marcados (320) entre Taça UEFA e Liga Europa (203). Outra curiosidade: a vitória do Ajax sobre o Panathinaikos, por 13-12 nos penáltis do playoff da Liga Europa na época passada, fica na história como o desempate mais longo na história das competições da UEFA.

Favorito

Esta semana é dedicada em exclusivo à Liga Europa, com jogos na quarta-feria e na quinta-feira.

O FC Porto vai participar numa competição onde tem boas memórias, pois venceu em 2003, com José Mourinho, e em 2011, quando André Villas-Boas ainda era treinador. Os azuis e brancos defrontam amanhã (17h45) o Bodo/Glimt, naquele que vai ser o primeiro jogo entre as duas equipas nas competições europeias. O renovado FC Porto é claramente favorito perante uma formação de segundo plano do futebol europeu.O Bodo/Glimt disputou as eliminatórias da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Estrela Vermelha e caiu para a Liga Europa. O campeão norueguês de 2023/24 perdeu na última jornada, ainda assim lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre o Brann.

A nível de palmarés, pertencem a mundos diferentes. O FC Porto tem cinco títulos europeus e dois intercontinentais. Os azuis e brancos participaram pela primeira vez em competições internacionais de clubes em 1956, na segunda edição da Taça dos Campeões Europeus. Desde então, realizaram 399 partidas, venceram 186, empataram 80 e perderam 133. O FC Porto é atualmente 13.º classificado no ranking UEFA. O Bodo/Glimt disputou 81 jogos das competições europeias, ganhou 39, empatou 14 e perdeu 28, e não ganhou qualquer título. O melhor desempenho foi a entrada na fase de grupos da Liga Europa.

O calendário do FC Porto compreende os seguintes jogos: FC Porto-Manchester United (3/10), FC Porto-Hoffenheim (24/10), Lazio-FC Porto (7/11), Anderlecht-FC Porto (28/11), FC Porto-Midtjylland (12/12), FC Porto-Olympiacos (23/1) e Maccabi Tel-Aviv-FC Porto (30/1).

Das nas vistas

O Braga começa a Liga Europa em casa frente ao Maccabi Tel-Aviv, quinta-feira (20h00). As duas equipas nunca se defrontaram em jogos europeus e também não têm qualquer título. Os bracarenses realizaram 151 partidas na Europa, ganharam 64, empataram 60 e perderam 27, e estão, atualmente, no 43.º posto no ranking UEFA. A equipa israelita disputou 171 jogos nas competições europeias, venceu 69, empatou 39 e perdeu por 61 vezes. Neste momento, tem a 51.ª posição UEFA e o melhor que conseguiu foi chegar aos 16 avos-de-final da Liga Europa.

O programa europeu do Braga é o seguinte: Olympiakos-Braga (3/10), Braga- Bodo/Glimt (23/10), Elfsborg-Braga (7/11), Braga-Hoffenheim (28/11), Roma-Braga (12/12), Union Saint-Gilloise-Braga (21/1) e Braga-Lazio (30/1).

Esta temporada não haverá jogos da Liga Europa em sinal aberto como acontecia antes. Quem quiser seguir o desempenho das equipas portugueses tem de aderir à SportTV e à DAZN.