Elon Musk, fundador e CEO da Tesla Motors, aparenta ter sempre tudo sob controlo. Contudo, as polémicas dos últimos meses colocaram em causa a ideia de ser o empreendedor perfeito. As vendas da Tesla já tiveram melhores dias na guerra comercial com os chineses. A marca norte-americana vendeu 1.808.581 veículos elétricos em 2023, mas este ano é a BYD que brilha no mercado global com 1.714.100 unidades vendidas contras as 915.100 da Tesla. Não sabemos se essa quebra está relacionada com os incêndios nos modelos 100% elétricos ou com os vários recalls que a marca foi obrigada a fazer para substituir componentes, mas uma coisa é certa: não contribuiu para melhorar a imagem da marca.
A Tesla veio a público dizer que, entre 2012 e 2022, ocorreu aproximadamente um evento de incêndio num veículo Tesla por cada 209 milhões de quilómetros percorridos, e que estes números incluem incêndios em estruturas, incêndios florestais, fogo posto e outras causas não relacionadas com o veículo. As contas até podem estar certas, mas a verdade alguns modelos Tesla S e X incendiaram-se nos EUA, França, Bélgica, Malásia e China, e as imagens tornaram-se virais no YouTube.
As empresas trabalham cada vez mais com influencers digitais, muitos são verdadeiras celebridades mundiais. Uma foto, uma legenda, um ‘tag’ a um produto tem um valor (quase) incalculável. Para contrariar as notícias menos favoráveis dos últimos meses, a Tesla foi buscar uma ideia com cinco anos e lançou uma campanha de charme que vai desde influencers, a cantores, cineastas, passando por jogadores da NBA, e outros milionários norte-americanos usando o espetacular Cybertruck, modelo que tinha sido apresentado em 2019. Trata-se de uma pickup 100% elétrica, com quatro rodas motrizes e eixo traseiro direcional, que na versão mais potentes dispõe de três motores (840 cv), alcança 209 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos.
É um veículo completamente diferente de tudo aquilo que conhecemos, feito à medida das excentricidades de muitas celebridades, e que pode ser adquirida por 75.000 euros na versão de entrada. O Cybertruck está à venda nos EUA desde o final do ano passado, mas não vem para a Europa. As formas angulares da carroçaria chocam com as normas europeias no que diz respeito à segurança para peões e, por isso, não obteve a necessária homologação.
Ficção científica
O desenho orgânico dos outros modelos Tesla não existe neste caso. O que vemos é um veículo quase indestrutível, já que é feito com painéis de aço com 3 mm de espessura e à prova de bala (é o mesmo material utilizado nos foguetões que Musk envia para o espaço) e vidros blindados. As linhas angulares aproximam-no de um tanque de guerra, e o amplo habitáculo é um autêntico show de luz e som.
Também por isso tem cativado nomes como Justin Bieber, um confesso amante de automóveis que tem na garagem um luxuoso Rolls-Royce Ghost e um superdesportivo Lamborghini Urus, entre outras preciosidades. A cantora Lady Gaga vai de Cybertruck tomar café à praia de Malibu, o rapper Pharell Williams fez questão de estacionar o seu novo brinquedo à porta da Louis Vuitton, em Miami, e é nessa zona que a tenista Serena Williams e o marido passeiam na nova pickup futurista; já a influencer Kim Kardashian foi fotografada no poderoso Cybertruck depois de sair de um café Starbucks. O casal Beyoncé e Jaz-Z também já têm o Tesla Cybertruck, mas a seu pedido a carroçaria é em preto matt e o interior em branco. Lenny Santiago, amigo de Jay-Z, partilhou uma imagem no Instagram com o comentário «Sentimento de Cavaleiro das Trevas». A cantora Katy Perry já se tinha enamorado pelo Model S e agora perdeu-se pelo monstruoso Cybertruck, tal como o rapper Bad Bunny. Na semana passada, o ex-jogador da NBA Shaquille O’Neal mostrou o seu Cybertruck com uma pintura especial em preto. Desde 2021 que o cineasta Spike Lee esperava pelo Cybertruck. É assumidamente um fã deste veículo, como se pode ver pelo comentário no Instagram «Dat’s Da Space Ship on 4 Wheels-And Dat’s Da TRUTH, RUTH». O comediante Jay Leno ficou igualmente fascinado ao experimentar o Cybertruck de um amigo.
Elon Musk colocou na sua rede social X que todas as celebridades vistas no Cybertruck «têm claramente muito bom gosto», mas não ficou por aqui, e sublinhou: «Não há nenhuma empresa no mundo que tenha o nível e o alcance que essas celebridades geram ao conduzir os veículos mais quentes do mundo». O que não disse é se essas celebridades sabiam que também a pickup futurista pegou fogo após bater uma boca de incêndio em Harlingen, no Texas (EUA), num acidente bastante bizarro, e que foi o segundo caso de incêndio com este modelo. Mas esse não foi o único problema. A Tesla teve de recolher 4.000 Cybertruck, fabricados entre novembro de 2023 e abril deste ano, devido a um problema com o acelerador, segundo um relatório da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA.