O mercado europeu está cada vez mais apetecível para os fabricantes chineses e Portugal não foge à regra. Fundada em 2014 por um grupo de empreendedores chineses, a Xpeng está sediada em Guangzhou e tem escritórios em Pequim, Xangai, Amesterdão e Silicon Valley, nos EUA. Este fabricante chinês fez saber que pretende ter uma presença global, isto é, em vários mercados da Europa, Médio Oriente, África, América latina e Oceânia.
Entre as suas áreas de negócio está a Xpeng Aeroht dedicada ao desenvolvimento de carros voadores. Angariou recentemente 137 milhões de euros numa ronda de financiamento para construir a primeira linha de produção para o Land Aircraft Carrier, um espetacular veículo que está pronto a voar, que esteve igualmente presente na apresentação da Xpeng em Portugal.
A Xpeng chega ao mercado nacional através da Salvador Caetano, numa parceria estratégica que se vai estender a outras áreas, e tem por objetivo ser a maior e a melhor marca de veículos elétricos em Portugal. Para isso investiu em instalações de nível superior para expor os três modelos: G6, G9 e P7. A Xpeng aposta no segmento médio-alto e a previsão de vendas aponta para as duas mil unidades em 2026. Na fase de lançamento, existe um concessionário em Lisboa e outro no Porto. Até dezembro, vão surgir mais três pontos de venda e, no final de 2025, a rede Xpeng deve ter 15 concessionários, com uma localização estratégica para atrair novos clientes.
O modelo de entrada é o G6, um SUV coupé com um design marcante e muito espaço interior, que está disponível a partir de 46.990 euros. Vai ser o modelo mais importante da marca, uma vez que se insere no segmento da moda em Portugal. Está disponível nas versões Standard Range, com motor elétrico de 258 cv associado a uma bateria de 66 kWh, que permite uma autonomia de 582 km em ciclo WLTP. Atinge os 200 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 s. A versão intermédia é a Long Range, com motor elétrico de 286 cv, alimentado por uma bateria de 87,5 kWh que oferece uma autonomia de 773 km WLTP. A versão mais representativa é o G6 Performance de quatro rodas motrizes, com dois motores elétricos, um por cada eixo, e uma potência de 476 cv, associados a bateria com 87,5 kWh que permite uma autonomia de 708 km. A aceleração é impressionante: 0-100 km/h em 4 s e 200 km/h de velocidade máxima. Este modelo recebeu cinco estrelas nos testes se segurança Euro NCAP 2024, confirmando a excelência na proteção dos ocupantes e dos condutores em caso de colisão. De salientar que a arquitetura elétrica de 800V permite carregar até 80% da bateria em menos de 20 minutos.
O Xpeng G9 é um SUV que se destaca pelo habitáculo confortável e luxuoso e onde sobressaem os grandes ecrãs táteis. Está equipado com o sistema de assistência à condução com 29 componentes, nomeadamente câmaras, radares e sensores ultrassónicos, e com o sistema de infoentretenimento que eleva a experiência de condução para um patamar elevado. O G9 tem motor elétrico de 550 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s, e recebe uma suspensão pneumática que aumenta a eficácia e o conforto em estrada. O modelo topo de gama da Xpeng está à venda por 62.790 euros. Este modelo está em linha com a mobilidade sustentável e cumpre os requisitos para a certificação EU 3R, referência internacional para os requisitos de proteção ambiental, com uma taxa de reutilização superior a 85%, e uma taxa reciclável de mais de 95%.
Por fim, o sedan desportivo P7 está disponível a partir de 54.990 euros. Dispõe de sofisticados sistemas de infoentretenimento e de assistência ao condutor que oferecem uma experiência de condução mais segura. Com base na moderna plataforma elétrica SEPA existem três níveis de potência. A versão de entrada Long Range tem um motor elétrico de 276 cv, associado a uma bateria de 86,2 kWh e autonomia para 650 km, ciclo WLTP. A velocidade máxima é de 200 km/h e demora 6,7 s para chegar aos 100 km/h. O Xpeng P7 Performance tem tração integral, dois motores elétricos com 473 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 s e tem autonomia para 650 km ciclo WLTP. A versão Wing Edition tem as mesmas características técnicas da Performance, e a particularidade de a porta do condutor e do passageiro abrirem para cima, bem ao jeito das famosas “asas de gaivota” da Mercedes.