Liga dos Campeões. Dificuldades acrescidas

A segunda jornada da Liga dos Campeões começa hoje com o Sporting a jogar em casa do PSV Eindhoven, e prossegue amanhã com o Benfica a receber o Atlético Madrid. Dois jogos onde é fundamental pontuar.

A principal competição de clubes na Europa tem um novo formato este ano. Disputa-se na forma de campeonato, cada equipa defronta oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora) e não três como acontecia na fase de grupos, e pontuar em todas as partidas é determinante para ficar entre os oito primeiros e garantir um lugar nos oitavos de final. As equipas classificadas entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar o playoff que apura as restantes oito que seguem para a fase a eliminar. As que terminarem abaixo do 25.º lugar ficam fora das competições europeias. Segundo as previsões da UEFA, para ficar no oitavo lugar é necessário fazer 15 pontos e para disputar o playoff oito pontos devem ser suficientes.

Confirmação

Os clubes portugueses começaram a Liga dos Campeões com uma vitória e com mais 2,1 milhões de euros na conta, mas esta semana as dificuldades aumentam. Depois do triunfo sobre o Lille (2-0) o Sporting defronta hoje (20h00) o PSV Eindhoven, nos Países Baixos, e não vai ter as mesmas facilidades, embora o pensamento seja o mesmo: “Queremos chegar à fase seguinte. Não há volta a dar. Temos de fazer algumas vitórias e esse é o objetivo”, disse o treinador Rúben Amorim. O Sporting está bem lançado na liga portuguesa com sete vitórias, 25 golos marcados e dois sofridos. É preciso recuar à época 1950/51, para encontrar leões tão famintos de vitórias com este ano. O Sporting conta com um trunfo arrasador que é Viktor Gyökeres – o sueco é dos melhores marcadores a nível europeu com 10 golos, em igualdade com o poderoso avançado do Manchester City Erling Haaland. Na sexta-feira, o Sporting venceu facilmente o Estoril (3-0) e fez a gestão do plantel: “Foi tudo junto, a pensar no próximo jogo e na gestão da equipa. Todos precisam de minutos para se sentirem bem quando forem chamados”, explicou Rúben Amorim.

Curiosamente, o Philips Sport Vereniging, mais conhecido por PSV, tem o mesmo número de vitória e golos marcados dos leões, e lidera o campeonato. Contudo, no palco europeu foi menos eficaz e perdeu com a Juventus (1-3), agora, em casa, tudo fará para ganhar pontos. Atualmente, as duas equipas estão num nível semelhante no ranking UEFA; o PSV é 32.º e o Sporting 35.º. As duas equipas já se defrontaram na fase de grupos da Liga Europa em 2019/20. O Sporting goleou em casa (4-0) e perdeu em Eindhoven (2-3). Bruno Fernandes marcou quatro dos seis golos dos leões.

O Benfica tem amanhã, no Estádio da Luz (20h00), a primeira grande prova de fogo frente ao Atlético Madrid, que empatou (1-1) com o atual campeão europeu Real Madrid, no domingo. Desde que Bruno Lage assumiu o comando técnico, a equipa começou a ter os melhores em campo e nos lugares certos e venceu os quatro jogos realizados, com destaque para o triunfo em casa do Estrela Vermelha (2-1). Benfica e Atlético Madrid defrontaram-se na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2015/16, com uma vitória para cada lado pelo mesmo resultado (2-1), com a particularidade de terem sido obtidas fora de casa. Os encarnados eram treinados por Bruno Lage. Mas há outros grandes jogos esta semana, caso do Arsenal-PSG, Bayer Leverkusen-AC Milan e RB Leipzig-Juventus.

A primeira jornada da liga milionária cumpriu com as melhores expectativas, foram marcados 57 golos nos 18 jogos, com uma média de 3,1 golos/jogo, o que faz aumentar o interesse para as partidas desta semana. Como sempre acontece após cada jornada, o painel de observadores técnicos da UEFA escolhe a equipa da semana. O primeiro onze de 2024/25 contou com o português Nuno Mendes, que marcou o golo da vitória do PSG sobre o Girona. Destaque também para Harry Kane, que marcou quatro golos na goleada (9-2) do Bayern Munique.

Mais portugueses

Além da Liga dos Campeões, realiza-se também a segunda jornada da Liga Europa, com Braga e FC Porto em ação, e o Guimarães estreia-se na Liga Conferência. Na quinta-feira, o Braga joga em Atenas (17h45) com o Olympiacos, onde alinham quatro portugueses: Costinha, David Carmo, Sérgio Oliveira e Chiquinho. Na primeira jornada, o Braga venceu o Maccabi Tel-Aviv à justa (2-1), mas os gregos perderam em Lyon (0-2) e, a jogar em casa, vão querer marcar pontos frente à equipa portuguesa, naquele que é o primeiro confronto entre as duas equipas. Recorde-se que o Olympiacos garantiu o apuramento para esta competição ao vencer a Liga Conferência na época anterior.

Ao princípio da noite (20h00), há jogo grande no Dragão, com o FC Porto a receber o Manchester United, atual detentor da Taça de Inglaterra. As duas equipas defrontaram-se por oito vezes nas competições europeias, o FC Porto venceu três vezes, registaram-se três empates e o United venceu por duas vezes. Depois da comprometedora derrota na semana passada com os noruegueses do Bodo Glimt, os azuis e brancos vão defrontar uma equipa que não começou bem ao empatar em casa (1-1) com o Twente. “Não há tempo para carpir mágoas, até porque o calendário exige resposta pronta”, frisou Vítor Bruno, que adiantou: “No FC Porto todos os jogos são especiais. É sempre preciso ganhar”. Depois de uma entrada em falso, as duas equipas vão querer ganhar este jogo. O FC Porto entra motivado depois da goleada ao Arouca (4-0), já o United chega ao Dragão marcado pela derrota (0-3) sofrida em Old Traford frente ao Tottenham e pelo 12.º lugar na Premier League. O Fenerbahçe de José Mourinho joga nos Países Baixos frente ao Twente. Na primeira jornada venceram (2-1) o Union Saint-Gilloise.

A nova Liga Conferência começa esta semana com 36 equipas. O Guimarães é o único representante nacional e joga na quarta-feira, em casa (15h30), contra o Celje, atual campeão da Eslovénia. É o regresso da equipa eslovena ao Estádio D. Afonso Henriques depois da vitória (1-0) da época passada, que ditou a eliminação do Guimarães na segunda pré-eliminatória. Os vimaranenses são a primeira equipa portuguesa a entrar na fase principal da Liga Conferência, à qual chegou depois de um irrepreensível trajeto nas pré-eliminatórias, e vão lutar pelos pontos que lhes permita ficar entre os 24 primeiros e continuar na terceira prova da UEFA.