Na missa de abertura da segunda sessão do Sínodo, o Papa Francisco convocou todos os fiéis a rezar pela Paz no mundo, nos próximos dias 6 e 7 de outubro.
“A comunidade cristã está sempre a serviço da humanidade para proclamar a alegria do Evangelho a todos. Precisamos disso, especialmente nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”, afirmou o sumo pontífice.
No dia 6 de outubro, o Papa Francisco rezará o terço, às 16h de Lisboa, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em conjunto com os participantes da Assembleia Sinodal, oriundos dos cinco continentes. Já para dia 7 de outubro, o Papa convocou um dia de oração e jejum pela Paz no mundo.
“Juntarmo-nos em oração e em jejum significa “aderir ao projeto de Deus, que é um projeto de redenção do mundo, não pela violência, mas pela paz, pela fraternidade, pela capacidade de encontrar caminhos em que juntos encontramos soluções para os problemas que temos, sem ter de recorrer às armas para que elas sejam solução, que não são solução nenhuma, são sempre a ausência de caminhos verdadeiramente humanizadores”, afirmou D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.