O Governo aprovou em Conselho de Ministros um plano para melhorar as aprendizagens. O documento prevê mais apoios a alunos estrangeiros, avalia os conhecimentos dos mais novos na leitura e recomenda que os telemóveis sejam proibidos ou de uso limitado nas escolas.
O plano “Aprender Mais Agora”, divulgado este sábado, prevê um conjunto de medidas alinhadas com o plano “+ Aulas + Sucesso”, criado para reduzir o número de alunos sem aulas, e com o novo modelo de Avaliação Externa. Neste modelo os alunos do 4.º e 6.º ano passam a realizar provas nacionais.
Tem havido uma tendência de agravamento dos resultados escolares desde 2018, evidenciada pelos resultados nos estudos internacionais, que a tutela acredita que conseguirá inverter com este novo plano. Entre as medidas aprovadas, está a realização de um diagnóstico nacional da velocidade leitora dos alunos mais novos.
O novo plano foca-se também nos alunos estrangeiros, que aumentaram 160% desde 2018, prevendo apoios como a aposta em tutorias e a revisão da disciplina de Português Língua Não Materna.
O Governo prevê contratar mediadores linguísticos e culturais e rever a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), com a criação de um nível zero, para os alunos estrangeiros não oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O Governo recomenda ainda às escolas a proibição do uso de telemóvel nos 1.º e 2.º ciclos e restrições no 3.º ciclo, medidas que são de adesão voluntária por parte das escolas.