A poucos dias de completar 95 anos, Fernanda Montenegro é a protagonista da revista Elle Brasil. Um feito histórico já que se tornou a mulher com mais idade a fazer capa daquela publicação. Mas isso é apenas uma curiosidade. O que é de destacar é o facto de a atriz brasileira continuar a mostrar toda a sua vitalidade nesta produção e nos trabalhos mais recentes em que participou, como ‘Os Enforcados’ e ‘Ainda Estou Aqui’.
E a grande dama da dramaturgia brasileira, como é apelidada, não é caso único na arte de saber viver.
Há dias, Brigitte Bardot assinalou o seu 90.º aniversário com uma entrevista à agência France Press. Longe do cinema há várias décadas, a atriz francesa tem-se dedicado à defesa dos direitos dos animais, uma luta que continua a travar com a mesma energia que mostrava antes de se retirar do mundo do cinema, quando estava no auge da carreira.
Apesar do insucesso nalgumas batalhas, mostrou continuar com o desejo aceso de conseguir ver decretadas algumas medidas que visam a defesa da vida selvagem.
Também recentemente Sophia Loren voltou a ser dos nomes mais comentados por ocasião dos seus 90 anos, comemorados com pompa e circunstância em Roma. Reuniu mais de uma centena de familiares e amigos e mostrou que nem a idade lhe tirou o gosto pela celebração da vida, apresentando-se vestida por Giorgio Armani, o seu estilista predileto e amigo pessoal.
Por cá, não há nome maior do que o de Ruy de Carvalho para evidenciar a beleza dos noventas. Com 97 anos completados em março, é o ator mais velho no ativo. Atualmente está em cena com a peça de teatro ‘A Ratoeira’, de Agatha Christie, na qual é protagonista. Antes, no verão, havia feito a centésima sessão da peça ‘Ruy, a História devida’, em que partilha histórias inéditas da sua vida e obra.
Se a grande questão deixar de ser a finitude, mas sim como se chega até lá, de notar ainda o desaparecimento da atriz britânica Maggie Smith, que completaria 90 anos no próximo mês de dezembro.
A eterna professora McGonagall, da saga Harry Potter, deixa um legado único, tendo realizado o seu último trabalho, ‘O Clube dos Milagres’, em 2023.
A velhice não é opcional, mas dentro dela pode caber a juventude eterna.