A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) informou esta sexta-feira que “alguns serviços já se encontram operacionais”, depois do ciberataque que foi alvo. No entanto, alertou que caso existam eventuais contactos com pedidos para recuperar credenciais estes “devem ser ignorados”.
A AMA esclarece que, “em virtude dos trabalhos realizados para reduzir o impacto do ataque informático [‘ransomware’] de que foi alvo no dia de ontem [quinta-feira], alguns serviços já se encontram operacionais permitindo o restabelecimento progressivo do atendimento nas Lojas de Cidadão, bem como o acesso a outras plataformas e serviços digitais”.
A Agência de Modernização Administrativa diz continuar “determinada em repor a normalidade dos serviços, estando em curso os trabalhos necessários para o efeito em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes em matéria de cibersegurança e cibercrime para restabelecer, de forma segura, o pleno funcionamento das nossas operações”.
Em comunicado, a AMA ressalva ainda que “no caso de existirem eventuais contactos, através de qualquer canal, com pedidos de informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital, estes devem ser ignorados”.
A agência, citada pela agência Lusa, agradece a “compreensão de todas as entidades parceiras e trabalhadores” da agência “no restabelecimento da operação, bem como a compreensão de todos os cidadãos e empresas que possam estar afetados com os constrangimentos em causa”.
O ciberataque levou uma disrupção na rede da AMA, tendo o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) avançado que havia um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”, estando a acompanhar a situação.