Renault Twingo recupera identidade

O Twingo entra na onda elétrica e recupera a imagem original dos anos 90. Regressa ao mercado nacional em 2026.

A Renault continua a converter modelos populares em vistosos veículos elétricos. O Twingo foi lançado em 1992 e tornou-se um sucesso em todo o mundo pela imagem e conceito inovadores, foi assim até ao dia que os designers da marca decidiram estragar o produto. Em boa hora, a Renault decidiu recuperar o conceito original e o Twingo E-Tech sobressai pelo visual expressivo e cativante. A quarta geração será lançada em 2026 com motor 100% elétrico, e, em França, estará à venda por menos de 20.000 euros.

O que vimos é um protótipo, mas o modelo final vai ser em 90% igual ao concept agora apresentado disse-nos uma responsável da Renault. O futuro Twingo mantém o conceito de monovolume da primeira geração, com as rodas colocadas nos extremos da carroçaria, mas passa a ter cinco portas e teto fixo em vidro. Ganhou também um aspeto moderno com faróis com anéis LED flutuantes, que conferem uma sensação de alta tecnologia. Outra particularidade são as falsas entradas de ar no capot, que servem para indicar o nível de carga da bateria já que o motor elétrico não precisa de arrefecimento.

O novo Twingo tem por base a plataforma Ampr Small, usada também pelo Renault 5, e dimensões compactas, sendo por isso o carro ideal para a cidade, embora possa igualmente aventurar-se em estrada. Para reduzir custos, terá baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), que são mais baratas, e a autonomia deverá ser inferior a 350 km. A Renault promete um modelo muito eficiente, com um consumo de 10 kWh/100 km.


Galeria Imagens