Alpine A390 chega em 2025

A Alpine apresentou o concept car A390_β, que deixa antever como será a futura berlina elétrica da marca francesa.

A marca desportiva do Grupo Renault deu a conhecer a sua mais recente criação elétrica, que chegará ao mercado no outono do próximo ano. A designação A390_β segue a nomenclatura da Alpine que combina o A seguido de três números: o 3 refere-se à dimensão do automóvel e o 90 aos automóveis polivalentes. A letra grega beta tem a ver com a fase de desenvolvimento do modelo, mas que vai desparecer aquando da apresentação oficial. A ideia é criar uma dream garage EV (Electric Vehicle), onde entram o A290, o A390 e o A110, modelos que fazem a transição para a nova realidade elétrica na Alpine.

Este belo exercício de estilo introduz uma nova dimensão na marca. O mais interessante é que o responsável pelo design garantiu que o modelo final será 85% igual ao estudo que foi agora apresentado. Esta berlina fastback de cinco portas, uma novidade na gama Alpine, diferencia-se por linhas estilizadas e aerodinâmica apurada, ao passo que os finos grupos óticos dianteiros e a faixa luminosa na traseira reforçam a imagem futurista do modelo.

O Alpine A390_β é desportivo familiar, com um habitáculo inovador. Se a imagem exterior vai estar muito próxima do concept car, já o interior é uma visão 100% futurista, que nada tem a ver com o modelo normal. O habitáculo é claramente inspirado na competição. O volante muito digital é uma cópia dos carros de corrida e os bancos dianteiros, tipo baquet, integram quatro amortecedores hidráulicos que permitem recriar a posição de condução num Fórmula 1 ou uma posição mais elevada para uma condução normal.

Este modelo tem por base a plataforma AmpR Medium, já usada nos modelos Megane e Scenic E-Tech, que foi otimizada pelos técnicos da Alpine de modo a conferir sensações de condução semelhantes às dos A110. Este modelo está equipado com três motores elétricos, um colocado à frente e dois atrás, mas não foi divulgada a potência combinada, embora haja o rumor de que pode chegar aos 360 cv. As baterias usadas são de 90 kWh, o que deixa antever uma significativa autonomia. Vai ter tração às quatro rodas não permanente, com uma repartição de potência de 30/70 que pode ser ajustada de forma instantânea através do Active Torque Vectoring para otimizar a aderência e eficácia em curva, ou seja, o ADN Alpine está presente neste vistoso desportivo.


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