Marketing de Influência. Do digital para o papel

São reis e rainhas do universo digital, mas piscam o olho aos projetos em papelpara consolidar o estatuto. E o novo fenómeno editorial já passa pela procura de influenciadores – autores, com a esperança de que os seguidores sejam sinónimo de vendas.

Cristina Ferreira

A revista de ‘Cristina’

É um dos rostos mais conhecidos de Portugal. Conta com duas décadas de carreira na televisão e tem vindo a transformar em nome próprio a sua imagem num império. Tirando Cristiano Ronaldo da equação, tornou-se um dos nomes portugueses mais influentes, reunindo mais de 1,5 milhões de seguidores na sua página de Instagram. 

Apesar de ser um caso de sucesso na televisão e no digital, a diretora de entretenimento e ficção da TVI viu no papel uma nova solução para continuar a consolidar o seu estatuto. Em março de 2015 lançou a revista Cristina, uma publicação mensal que teve no primeiro número Marcelo Rebelo de Sousa na capa e vendeu mais de 100 mil exemplares. 

No último mês de março, a revista completou 9 anos e no site podia ler-se: “Esta é e será sempre a revista que surpreende, que arrisca, que provoca, que desafia, que choca, que não tem medo da diferença, nem da mudança porque foi para isso que nos comprometemos”.

Ao longo deste período fizeram capa várias personalidades conhecidas, desde políticos a artistas e celebridades, entre as quais António Costa, Ricardo Araújo Pereira, Simone de Oliveira ou Lili Caneças. O último número tem como protagonista Maria Botelho Moniz, que surge na capa com o filho Vicente.

Felipe Neto

O youtuber-autor

É um dos maiores fenómenos do YouTube no Brasil. Tem 47 milhões de subscritores só naquela plataforma digital, acumulando outros 17 milhões no Instagram. O crescimento exponencial nas suas redes foi feito através de vídeos onde privilegiava o seu lado cómico mas não poupava ninguém, com duras críticas lançadas, por exemplo, a Lula da Silva ou Dilma Rousseff. Lançou-se no mundo digital em 2010 e foi a primeira personalidade brasileira a atingir 1 milhão de inscritos no seu canal – continua a ser a figura que possui a maior comunidade de seguidores no Brasil. 

Tornou-se um ídolo para a geração mais jovem e em apenas seis anos ficou milionário. 

Mas o sucesso digital tem vindo também a ser complementado com a publicação de livros. O mais recente surgiu no último mês. Como Enfrentar o Ódio (ed. Objetiva) foi apresentado em Portugal no passado dia 9 de setembro. Neto, que também tem nacionalidade portuguesa, viu a sua popularidade ter um novo pico ao posicionar-se contra o governo de Jair Bolsonaro. 

Na obra, descreve “o seu processo de tomada de consciência política – tão semelhante ao de milhões de brasileiros – e o papel do ódio na sua vida, primeiro como força propulsora da sua carreira e, depois, como ferramenta de que ele próprio se tornou vítima, em especial durante o governo de Jair Bolsonaro”. 

Este já é o sexto livro publicado pelo youtuber, que tem sido uma aposta das editoras que pretendem atrair o público que lhe é fiel para aumentar as vendas no mercado livreiro.

A estratégia, aliás, já tem sido alvo de críticas. 

O produtor de conteúdos foi um dos convidados da 22ª Festa Literária Internacional de Paraty – realizada neste fim de semana – e a polémica instalou-se na altura em que foi anunciado o seu nome, com parte dos participantes a acusar o evento de “trocar conteúdo por likes”.

Catarina Gouveia

A maternidade em livro

É uma das principais influenciadoras digitais em Portugal: só no Instagram reúne perto de 650 mil seguidores. 

No seu feed é possível encontrar publicações relacionadas com o seu estilo de vida saudável, desde o desporto às receitas simples e fáceis de recriar em casa. Lançou em 2023 uma marca própria, a Pura Slow Living, de roupa feita exclusivamente em linho, em que mostra também a sua influência nas categorias de moda e beleza. Procurada por várias marcas e com estatuto consolidado para criar novas tendências nas redes sociais, Catarina Gouveia também dá que falar no mercado editorial. 

No início deste ano lançou Ser Mãe com Esperança – A Minha Viagem pela Maternidade, editado pela Planeta: “Este livro, que conta com a colaboração de vários especialistas e profissionais, nas diferentes áreas – como o sono, obstetrícia, exercício físico, amamentação –, pretende ser uma companhia e um consolo, um abraço apertado a todas as leitoras, para que tenham a certeza de que não estão sozinhas nesta maravilhosa viagem que é a maternidade”, pode ler-se na sinopse. 

Catarina Gouveia é casada com Pedro Melo Guerra desde agosto de 2020. Ambos são pais de Esperança, de dois anos. 

Esta é a segunda obra da  autoria da portuense, de 36 anos – em 2021 já havia publicado um livro de receitas intitulado Feito com Amor.

Diogo Costa  

Aposta das editoras nos jovens influenciadores

Diogo Costa é um youtuber português de 29 anos que conquistou milhares de jovens nas suas redes sociais, onde partilha desde 2016 episódios da sua vida e covers de músicas, sendo esta a sua grande paixão. 

Acompanhar o dia-a-dia do produtor de conteúdos faz parte da rotina de muitos dos seus seguidores e o seu principal objetivo passa por demonstrar que podemos ser o que quisermos. 

Foi nesta perspectiva que o jovem nascido na Maia publicou o livro Os Teus Sonhos não têm Limites (ed. Manuscrito), em 2022.

“Num livro pensado para todos os que têm um sonho, seja ele qual for, Diogo Costa partilha histórias da sua vida pessoal e incentiva-te a derrotares os teus medos, a calares as vozes dos que não acreditam em ti e a venceres naquilo que TU quiseres”, adianta a editora. 

Nele, Diogo Costa partilha ainda conselhos para ajudar os jovens a descomplicar algumas fases da adolescência e na entrada da vida adulta, com casos específicos, como o bullying ou a relação com os pais. 

Dado o seu sucesso nas redes, também podem ser encontradas dicas de como começar um canal no YouTube. 

Mas Diogo Costa está longe de ser caso único na aposta desta editora, que antes já tinha lançado Uma Adolescente à Beira de Um Ataque de Nervos (2020), da autoria de Mafalda Creative, uma jovem influencer que conta com quase 850 mil subscritores no YouTube, além de 480 mil seguidores no Instagram. 

Já editado pela Oficina do Livro, foi publicado naquele mesmo ano, Manual Sobre Como Ser Influencer – A Minha História, Os Meus Segredos e as minhas Dicas de Owhana, mais um caso de sucesso no digital, com mais de 850 mil followers entre o canal de Youtube e a sua página de Instagram.

Miguel Mimoso e Raquel Janeiro

Volta ao mundo em papel 

Mais conhecidos por Explorerssaurus, são uma das duplas mais célebres na arte de criar conteúdos sobre viagens. Reúnem 1,4 milhões de seguidores no Instagram e as redes sociais servem de bagagem para todos aqueles que querem embarcar com eles nesta volta ao mundo. O casal, que começou esta aventura em 2017, já passou por mais de 50 países. Os cenários idílicos e românticos dominam as publicações que partilham. Tornaram-se eles próprios numa marca influente, mas o sucesso digital foi também consolidado pelo formato físico. Editado pela Manuscrito, lançaram em 2020 o livro As Aventuras, Dicas e Segredos dos Viajantes Mais Famosos do Instagram. 

Nele, Raquel e Miguel, de 29 anos e 35, respetivamente, contam como tudo começou, “desde as primeiras viagens e fotografias virais até ao dia em que apareceram na imprensa internacional pelos piores motivos”. A imagem polémica foi captada em 2019: à data o casal divulgou uma imagem onde os dois aparecem pendurados do lado de fora de uma carruagem de comboio, no Sri Lanka. O assunto correu mundo depois do destaque internacional que a foto recebeu – o jornal britânico The Mirror chegou mesmo a apelidá-los de “irresponsáveis”.

No livro, partilham ainda dezenas de dicas para viajar com orçamentos mais baixos, dizem quais são os sítios mais instagramáveis do país e do mundo e explicam os passos necessários para concretizar aqueles voos que parecem impossíveis de sair do nosso imaginário.

Vanessa Martins

Mafalda Sampaio 

A ‘Frederica’ e a ‘Maria Vaidosa’

São dois nomes que reúnem mais de meio milhão de seguidores cada no Instagram. Vanessa Martins conta com mais de 600 mil followers e Mafalda Sampaio com quase 590 mil. Vanessa cria conteúdos focados essencialmente na saúde e bem-estar. Além de fazê-lo em nome próprio, tem também a marca “Frederica”, que celebra “o equilíbrio perfeito entre cuidar do corpo e aproveitar a vida”. Em 2019, a plataforma online de lifestyle ganhou uma nova vida no papel. Apesar da aposta das marcas direcionar-se cada vez mais para o digital, Vanessa Martins explicava a opção tomada desta forma: “É um espaço onde é possível abordar temas que muitas vezes não têm espaço no digital”. “A ideia era criar uma revista diferente, com mais entrevistas e mais conversas do que o normal, porque é essa partilha que nos enriquece como seres humanos”, adiantava ainda. O projeto focava-se exclusivamente nas mulheres, dos 16 aos 86 anos.

Tal como Vanessa Martins, mas ainda antes, Mafalda Sampaio saltou do digital para o papel, também em formato de revista, com temas pensados e dedicados às mulheres, desde a moda à maquilhagem. Em 2017 lançou a revista A Maria Vaidosa, nome pelo qual ficou conhecida nas redes sociais. Apesar de as duas publicações terem terminado, ambas consideram que o lançamento das respetivas revistas foram dos momentos mais marcantes enquanto influenciadoras. 

Mafalda iniciou o seu percurso no YouTube em 2014 e é uma das pioneiras do digital com maior relevância no mercado português. Aos 33 anos é mãe de Madalena, de 6 anos, de Francisco, de 2, e de Tomás, de dois meses. Os conteúdos com os filhos tornaram-se também uma referência no seu perfil, com os seguidores a acompanharem de perto a rotina da família e tudo o que ela envolve – como as marcas que as crianças usam ou a decoração escolhida para os quartos. Apesar de já ter confessado que o seu propósito de vida é ser mãe, o empreendedorismo está-lhe no sangue. Em 2023, Mafalda fundou a marca de roupa EMPATIA, com produção nacional e peças de alta qualidade.