A seleção nacional confirmou o favoritismo frente ao Azerbaijão com dois triunfos folgados (4-1 em Baku e 4-0 em Vizela) e apurou-se para a segunda ronda do playoff, onde vai defrontar a República Checa, atual 11.ª no ranking da UEFA, que eliminou a Bielorrúsia.
Curiosamente, as duas seleções apuraram-se com um resultado acumulado de 8-1. A seleção checa é bastante forte e o histórico não é favorável às cores nacionais, em nove jogos apenas venceu um, mas foi o último. A primeira mão joga-se no Estádio do Dragão, no Porto, a 29 de novembro, o segundo jogo é dia 3 de dezembro.
Este segundo playoff é extremamente importante para as duas seleções, pois quem vencer garante um lugar no Campeonato da Europa, que se realiza na Suíça entre 2 e 27 de julho de 2025, onde vão estar as 16 melhores seleções femininas.
A equipa das Quinas fez um percurso longo e vitorioso, com dez jogos consecutivos sem perder – é o melhor registo de sempre da seleção. Agora, faltam duas batalhas para as Navegadoras voltarem a estar na fase final de um Europeu.