O ministro das Finanças salientou esta terça-feira a “trajetória de descida sustentada da dívida pública”, dada a redução para 97,4% do PIB em setembro. Joaquim Miranda Sarmento fala num compromisso para que o país possa ter finanças “confortáveis”.
“Hoje, o Banco de Portugal divulgou os dados sobre a dívida pública de setembro. Temos um valor de 97,4% do PIB, o que mostra uma trajetória de descida sustentada da dívida pública”, afirmou o governante.
À entrada para a reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, Miranda Sarmento acrescentou que “esse é, de facto, um compromisso do país, continuar a manter as contas públicas equilibradas e continuar a reduzir a dívida pública, para que Portugal possa estar numa posição cada vez mais confortável do ponto de vista das suas contas”.
Esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP) revelou que a dívida pública na ótica de Maastricht, referência para Bruxelas, baixou 2,4% em setembro, em termos homólogos, para 272.171 milhões de euros. O número representa agora 97,4% do PIB, o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2010.
De acordo com dados hoje publicados pelo BdP, este indicador baixou 1.484 milhões de euros face a agosto e 6.624 milhões de euros em relação a setembro de 2023.