Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (ML) cumprem na quarta-feira uma greve parcial, entre as 06h30 e as 10h00. A razão são “incumprimentos sucessivos” da transportadora quanto a pagamentos e ao Acordo de Empresa.
Numa nota divulgada na sua página na Internet esta terça-feira, o Metropolitano de Lisboa informa os utentes que, por motivo da greve parcial das organizações representativas dos trabalhadores, se prevê uma paralisação do serviço de transporte das 06h30 às 10h00. A previsão é que o serviço esteja normalizado a partir das 10h30.
Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), adiantou que a paralisação foi decidida pelos trabalhadores em dois plenários. A Fectrans pretende exigir à transportadora pagamentos das denominadas variáveis (trabalho suplementar e feriados) e o cumprimento do Acordo de Empresa.
“Tem a ver com os incumprimentos sucessivos por parte da empresa. O ano de 2024 está a chegar ao fim e [há incumprimentos] no que diz respeito a pagamentos que a empresa deveria ter feito no que respeita às variáveis”, afirmou Anabela Carvalheira, citada pela agência Lusa.