China pronta a trabalhar com Donald Trump

“A China está pronta para trabalhar com a nova administração americana para manter a comunicação, expandir a cooperação e gerir as diferenças”

O presidente da China afirmou na madrugada deste domingo que está pronto para trabalhar com o futuro governo de Donald Trump. Xi Jinping falava durante seu último encontro com o presidente dos EUA. 

“A China está pronta para trabalhar com a nova administração americana para manter a comunicação, expandir a cooperação e gerir as diferenças”, disse Xi segundo um intérprete.

Joe Biden, por sua vez, defendeu que a rivalidade entre as duas potências não deve se transformar em “conflito”.

Os presidentes reuniram-se no fim de uma cimeira do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (Apec), em Lima, capital do Peru. Esta foi marcada pela preocupação com os planos protecionistas de Trump.

O líder chinês garantiu a Biden que ” empenhar-se-á para assegurar uma transição tranquila” e tem como objetivo manter “uma relação estável, saudável e sustentável entre China e Estados Unidos permanece o mesmo”.

Por seu lado, o presidente norte-americano destacou que, apesar das diferenças com Xi, os dois sempre mantiveram respeito mútuo. “Somos a relação mais importante do mundo, e a maneira como nos relacionamos pode impactar o restante planeta”, apontou.

Ambos os líderes participarão na cimeira do G20 nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Durante a cimeira da Apec em Lima, os dois presidentes anteciparam que o regresso de Trump marcaria um período de mudanças e turbulências.