A FIFA, organismo que gere o futebol a nível mundial, manteve a suspensão imposta à Rússia na sequência da invasão à Ucrânia, pelo que a seleção russa não vai participar na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, que se realizará nos EUA, Canadá e México.
Desde fevereiro de 2022 que a seleção não participa em qualquer competição organizada pela FIFA e UEFA. Tem disputado apenas alguns jogos amigáveis com seleções de segundo plano de países aliados do regime de Putin, como o Qatar, Quénia, Vietname e Brunei, ou muito próximos territorialmente, caso do Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. Chegaram a estar marcados jogos amistosos contra Paraguai e Tailândia, mas foram cancelados com receio de represálias.
O sorteio para o Mundial de 2026 realiza-se dia 13 de dezembro em Zurique, na sede da FIFA, e definirá a constituição dos grupos da zona europeia, que terá 16 vagas.
Nesse sorteio, estarão 54 seleções da UEFA, que serão divididas em 12 grupos de quatro ou de cinco equipas.A fase de apuramento decorrerá entre março de 2025 e março do ano seguinte.