Renault Rafale, o prazer das longas viagens

Dotado da mais recente tecnologia, o Renault Rafale E-Tech full hybrid 200 surpreende pelo temperamento dinâmico.

A gama Renault não para de aumentar! O mais recente lançamento chama-se Rafale, apresenta-se na forma de SUV coupé e foi buscar inspiração à indústria aeronáutica e ao recorde de velocidade alcançado pelo Caudron-Renault Rafale com 445 km/h no longínquo ano de 1934. Exteriormente, este modelo diferencia-se por linhas esculpidas, que dão uma sensação de potência, grelha axadrezada, luzes diurnas LED, jantes de liga leve de 20 polegadas, soleira das portas com badge Alpine e luzes traseiras LED com efeito 3D.

Debaixo da vistosa carroçaria encontramos um habitáculo requintado, espaçoso e bem equipado na versão esprit Alpine. Com 4,7 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,74 metros (a mesma do Espace), a habitabilidade é ponto forte do Rafale, onde três adultos viajam sem problemas de espaço no banco traseiro. A capacidade da bagageira varia entre os 627 e os 1914 litros, com os bancos traseiros rebatidos, o mesmo é dizer que satisfaz as exigências de um veículo familiar.

O equipamento compreende ar condicionado automático bizona, cartão Renault mãos-livres, carregador de smartphone por indução, aquecimento dos bancos dianteiros e estofos em Alcântara com logótipo luminoso Alpine, entre muitos outros elementos. O ecrã de 12,3 polegadas permite ao condutor desfrutar do sistema multimédia OpenR Link. Com a ligação à Google, os utilizadores podem navegar no sistema da mesma forma que num smartphone. Este modelo dispõe de uma série de funções baseadas na Inteligência Artificial que contribuem para o conforto do condutor e passageiros. Referência também para a iluminação ambiente personalizável.

A possibilidade de regular o volante em altura e profundidade e o banco em altura permite encontrar facilmente a posição de condução desejada. A tarefa do condutor fica facilitada com o travão de estacionamento automático, sistema Renault multi-sense, regulador de velocidade adaptativo e sensores de luz e chuva. O Renault Rafale está equipado com 32 sistemas de assistência ao condutor (ADAS), divididos em três categorias: condução, segurança e estacionamento. O alerta de obstáculo traseiro com travagem ativa de emergência, alerta de fadiga e sonolência do condutor, aviso de saída segura dos ocupantes e sistema de controlo de travagem são alguns dos sistemas disponíveis neste modelo.

Entre os opcionais, destacamos o teto de vidro Solarbay (1.500 euros) que é controlado por um interruptor ou pelo comando de voz, utilizando o Google Assistant, o pack driving and heating (850 euros), composto por volante aquecido, matrix LED vision, regulador de velocidade adaptativo inteligente e manutenção na faixa de rodagem, o pack city premium (850 euros), que inclui sistema de estacionamento mãos-livres câmara 3D com visão 360º e função de memorização luzes de boas-vindas com projeção de logótipo no solo, e o pack Harman Kardon (950 euros) com 12 altifalantes.

O grupo propulsor E-Tech full hybrid 200 é composto por um motor a gasolina de três cilindros 1.2 turbo de 130 cv (96 kW) e dois motores elétricos. O motor elétrico principal tem 70 cv (50 kW) serve de tração e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh, que carrega automaticamente durante as fases de desaceleração e de travagem. O motor elétrico secundário é um gerador de arranque de alta tensão (25 kW) e destina-se a gerir a caixa de velocidades automática multimodo, que tem 15 possibilidades de funcionamento diferentes. Importa referir que o carregamento da bateria é gerido automaticamente. O condutor também pode contribuir para o processo de carregamento, selecionando um dos quatro níveis de travagem regenerativa através das patilhas montadas no volante.

É com este motor que o Rafale full hybrid atinge os 180 km/h, acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e recupera de 80 a 120 km/h em 5,6 segundos. Nada mau. O consumo anunciado é de 4,7 l/100 km (ciclo WLTP), numa condução sem preocupações em poupar e com preferência pelo modo de condução sport obtivemos um consumo de 7 l/100 km, o que permite uma autonomia superior a 780 quilómetros. O arranque faz-se em modo elétrico e se andarmos nesse modo durante 80% do tempo que estamos em cidade a Renault afirma que é possível reduzir o consumo de combustível em 40% quando comparado com um motor de combustão interna equivalente.

As boas performances do motor são acompanhadas por um desempenho dinâmico surpreendente, mesmo que isso influencie um pouco o conforto. O Rafale é ágil e eficaz, praticamente não se sente rolamento de carroçaria em curva. O condutor tem à disposição quatro modos de condução: (Eco, Sport, Confort e Perso), que atuam na assistência da direção, na resposta do motor e agilidade do chassis. A experiência fica particularmente interessante no modo Sport, que valoriza a condução dinâmica. Nesse aspeto, é um carro muito fácil de conduzir e equilibrado em traçados exigentes. Quando aumentamos o ritmo revela-se bastante seguro graças à intervenção da eletrónica, que mantém o carro na trajetória.

As quatro rodas direcionais do sistema 4 Control garantem maior precisão na condução, sendo uma importante ajuda na condução. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras (até 5 graus) para uma maior manobrabilidade, estacionar nunca foi tão fácil, acima de 50 km/h, as quatro rodas viram (até 1 grau) no mesmo sentido que as rodas dianteiras, melhorando a estabilidade do automóvel. A direção precisa permite ter um bom feeling da condução e o sistema de travagem está perfeitamente à altura.


Galeria Imagens

O Renault Rafale E-Tech full hybrid 200 está disponível a partir de 45.500 euros na versão Techno. A versão experimentada tinha vários opcionais que faziam o preço subir para 57.807 euros.