Trump nomeia pai de um dos genros como conselheiro para o Médio Oriente

Nomeação surge 24 horas depois de o ex-Presidente republicano ter apontado Charles Kushner, genro da sua filha Ivanka, como candidato a embaixador dos EUA em Paris

O presidente eleito dos Estados Unidos (EUA) anunciou este domingo a nomeação do empresário americano-libanês Massad Boulos, pai de um dos seus genros, como seu conselheiro para o Médio Oriente.

“Massad é um bom negociador e um firme defensor da PAZ no Médio Oriente. Será um firme defensor dos Estados Unidos e dos seus interesses”, escreveu Donald Trump na sua rede social, Truth Social. 

O nomeado é pai de Michael Boulos, casado com Tiffany, filha do meio de Donald Trump. O pai e o avô de Boulos eram figuras políticas libanesas e Massad Boulos mantém boas relações com a maioria dos partidos da complexa cena política libanesa.

O agora nomeado era um dos nomes que os meios de comunicação social dos EUA  davam como certo para a nova administração de Trump, que toma posse em 20 de janeiro.

Esta nomeação surge 24 horas depois de o ex-Presidente republicano ter apontado Charles Kushner, genro da sua filha Ivanka, como candidato a embaixador dos EUA em Paris.

Trump escolheu ainda Kash Patel como diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI) e Chad Chronister, um xerife da Flórida, como administrador da Drug Enforcement Administration (DEA), a agência antidrogas norte-americana

“Kash é um advogado brilhante, um investigador e um lutador do [movimento] ‘America Primeiro’, que passou a sua carreira a denunciar a corrupção, a defender a justiça e a proteger o povo americano”, escreveu Trump na Truth Social. 

O atual diretor do FBI, Christopher Wray, foi nomeado em 2017 para um mandato de 10 anos, o que significa que terá de renunciar ou ser demitido para que Patel assuma o lugar. “Kash fez um trabalho incrível durante o meu primeiro mandato”, acrescentou Trump.  

Filho de imigrantes indianos e autor de um livro sobre o “Gangsters do Governo: O Estado Profundo, a Verdade e a Batalha pela Nossa Democracia”, Patel ocupou vários cargos de alto nível durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), incluindo o de conselheiro de Segurança Interna e chefe de gabinete do secretário de Defesa.

O presidente eleito anunciou, separadamente, a escolha do xerife Chad Chronister como administrador da agência antidrogas dos EUA. “Chad vai trabalhar com nossa grande procuradora-geral, Pam Bondi, para proteger a fronteira, interromper o fluxo de fentanil e outras drogas ilegais através da fronteira sul e salvar vidas”, escreveu.

Bondi, uma firme aliada de Trump e ex-procuradora-geral da Flórida, foi a escolha do presidente eleito para liderar o Departamento de Justiça.