BYD Tang, o familiar das empresas

A BYD lançou a segunda geração do imponente Tang, um modelo topo de gama que surge com preço de combate.

O construtor chinês BYD alargou o portfolio de produtos com o Tang, um SUV de sete lugares 100% elétrico destinado a famílias numerosas, que escolhem um futuro mais sustentável. A marca é líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV+PHEV) com 2,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo entre janeiro e agosto, sendo que 50% são exclusivamente elétricas (EV).

Com 4,80 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,74 m de altura, o Tang tem uma presença imponente, é espaçoso, versátil e está orientado para as necessidades familiares. As alterações estéticas tiveram por objetivo melhorar a aerodinâmica, sendo que o aspeto exterior sai reforçado com as enormes jantes de 21 polegadas.

O interior tem novos materiais que transmitem a sensação de qualidade num ambiente para sete adultos. Os bancos da terceira fila podem ser arrumados individualmente no chão, enquanto o banco da segunda fila está dividido em duas partes e pode ser rebatido numa configuração de 60:40. A capacidade da bagageira varia entre os 235 e os 1655 litros com todos os bancos rebatidos. Nessa configuração, pode transportar objetos mais compridos, como pranchas de snowboard. Na configuração de cinco lugares, oferece 940 litros de espaço para bagagem, um valor líder na sua classe.

O BYD Tang está equipado com o Intelligent Digital Cockpit com ligação 4G e aplicações como o Spotify, navegação HERE e integração de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. Este sistema proporciona uma experiência digital imersiva ao utilizador com funções de infoentretenimento ultra-responsivas. Além disso, está equipado com Assistente de Voz Inteligente que permite ajustar as definições do ar condicionado, gerir os modos de condução, alterar as listas de reprodução de música e executar outras operações.

O Tang movimenta-se graças a um potente e compacto grupo propulsor com duplo motor elétrico e uma inovadora bateria Blade Battery de 108,8 kWh – a primeira geração tinha uma bateria de 86 kWh. O motor elétrico montado à frente desenvolve 180 kW (245 cv), o motor elétrico montado na traseira tem 200 kW (272 cv) e a potência combinada é de 380 kW (517 cv) e um binário de 700 Nm. Esta solução garante uma elevada eficiência energética e uma autonomia de 530 km (ciclo WLTP), ou seja, mais 130 km do que no modelo anterior. A aceleração é igualmente impressionante: 0-100 km/h em apenas 4,9 s. Outro melhoramento é a capacidade de carregamento através de corrente alternada de 11 kW e de corrente contínua até 190 kW.


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O Tang dispõe de tração integral e de suspensão adaptativa, que ajusta a pressão dos amortecedores consoante o estilo de condução, estes dois sistemas aumentam a facilidade de condução e a segurança. Importa salientar que este modelo já dispõe do avançado Sistema de Assistência à Condução Inteligente de nível 2, desenvolvido pela BYD, que utiliza 18 sensores, incluindo oito radares ultra-sónicos, cinco radares de ondas milimétricas, quatro câmaras de visão circundante e uma câmara de alta perceção montada no para-brisas. De salientar ainda que o Tang teve a classificação de cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP.

O BYD Tang pertence a um nicho de mercado e consiste numa proposta bastante interessante para as empresas, a exemplo do que sucedeu com a primeira geração, onde 99% das vendas foi para o mercado empresarial. A proposta de valor do BYD Tang assenta no preço de 61.056 euros para empresas, já que é possível deduzir o IVA na totalidade, ou 75.100 euros para o cliente particular, na garantia geral de seis anos ou 150.000 km e na garantia da bateria de oito anos ou 200.000 km e na possibilidade de pagar classe 1 nas portagens com Via Verde.

É com este modelo do segmento E (familiares/executivos grandes dimensões) que a BYD pretende reforçar a sua presença no mercado português, onde entrou em maio de 2023. A marca tem registado um crescimento contínuo e espera terminar 2024 com mais de 3.000 carros vendidos.