França Insubmissa vetará qualquer primeiro-ministro não esquerdista

O presidente francês vai falar aos franceses hoje às 20h00 locais (19h00 em Lisboa), na sequência da aprovação da moção de censura ao Governo francês

A líder dos deputados da formação de extrema-esquerda França Insubmissa (LFI) declarou esta quinta-feira que o seu partido irá vetar de certeza qualquer primeiro-ministro que não seja da aliança esquerdista.

Mathilde Panot avisou que o seu partido iria “certamente” vetar na Assembleia Nacional qualquer primeiro-ministro indicado que não seja da aliança Nova Frente Popular (NFP), que reúne ecologistas, socialistas, comunistas e a esquerda radical.

Na quarta-feira, o governo gaulês foi censurado por uma moção, a primeira vez que tal acontece em França desde 1962. A censura agrava a incerteza política e económica num país-chave da União Europeia (UE).

A votação da moção de censura resultou na queda do Executivo francês, liderado por Michel Barnier, com os blocos da esquerda radical e da extrema-direita Reunião Nacional (RN), a terem muito mais do que a maioria necessária de votos.

O presidente francês vai falar aos franceses hoje às 20h00 locais (19h00 em Lisboa), na sequência da aprovação da moção de censura ao Governo francês.