Para as cores nacionais, a sexta jornada da liga milionária começa hoje com o Sporting a receber o Club Brugge (20h00), segundo classificado na liga belga, e prossegue amanhã no Estádio da Luz com o Benfica a defrontar o Bolonha (20h00), está em 8.º lugar na Serie A italiana. Não é exagero dizer que as equipas portuguesas são favoritas e, caso ganhem, podem garantir um lugar no playoff, que tem a designação Play in, e abrir portas para os oitavos de final da competição.
A campanha do Sporting tem sido positiva em termos resultados, com três vitórias, um empate e uma derrota. Os dez pontos conquistados deixam os leões bem posicionados para garantir um lugar entre os oito primeiros e consequente apuramento para os oitavos de final, até porque os adversários que se seguem; Leipzig (fora) e Bolonha (casa) não são de assustar. Acontece que o Sporting mudou para pior desde que João Pereira assumiu o comando técnico. Os leões vão querer regressar aos triunfos, mas têm de jogar mais e melhor do que fizeram ultimamente, e o seu treinador tem de mostrar mais conhecimento do jogo e dos jogadores que tem no plantel e deixar de se queixar das bolas que batem na trave. O Sporting tem (ou tinha) o bom hábito de marcar nas competições europeias – nos últimos 23 jogos só não marcou uma vez – e conta com Viktor Gyökeres, um dos melhores marcadores da prova com cinco golos, e isso pode fazer toda a diferença. Ao invés, há a registar a lesão muscular de Morita que o vai afastar dos relvados até final do ano.
O Clube Brugge tem sete pontos de duas vitórias e um empate. O registo de jogos em casa anda entre o ótimo, vitória sobre o Aston Villa, e o mau, com pesadas derrotas com o Borussia Dortmund e o Milan de Paulo Fonseca. Esta partida é igualmente importante para os belgas que, em caso de vitória, apanham o Sporting na classificação. As duas equipas defrontaram-se uma única vez na primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feira em 1967/68, os leões venceram em Alvalade (2-1) e empataram na Bélgica (0-0).
O Benfica tem nove pontos resultantes de três vitórias, a última das quais bastante sofrida e emotiva no Mónaco (2-3). É a primeira vez que os encarnados defrontam o Bolonha, um adversário, em teoria, mais acessível do que o Barcelona (casa) e a Juventus (fora) com que fecha a fase de liga. Nas últimas sete partidas europeias, o Bolonha registou cinco derrotas e dois empates. Na presente edição da Liga dos Campeões conseguiu apenas um empate e está fora dos lugares de acesso ao playoff.
Jogos decisivos A nova Liga dos Campeões tem sido surpreendente, com grandes jogos e muitas surpresas. O tempo começa a esgotar-se para alguns dos grandes clubes europeus garantirem um lugar no playoff de acesso aos oitavos de final. No lado oposto, equipas como a Atalanta, Mónaco e Bayer Leverkusen estão na parte superior da tabela. Um dos grandes que está em dificuldade é o atual campeão europeu Real Madrid. Com três derrotas em cinco jornadas ocupa o último lugar de acesso ao playoff. Hoje, defronta a Atalanta, em Bergamo, na reedição da última Supertaça europeia que a equipa de Carlo Ancelotti ganhou (2-0), só que o atual momento de forma das duas equipas é completamente diferente. A Atalanta é uma das três equipas invictas na prova, goleou (6-1) o Young Boys na jornada anterior e, a nível interno, lidera o campeonato. “Temos uma equipa com muita qualidade e experiência, jogamos um futebol bonito e isso transparece em campo”, disse o avançado Mateo Retegui. Por seu lado, o Real Madrid está em apuros, mas Carlo Ancelotti mantém a confiança. “O objetivo é terminar entre os 24 primeiros. Vamos conseguir isso e continuar na Liga dos Campeões, como fizemos nas épocas anteriores”, disse o técnico italiano, mas para que isso aconteça tem de ganhar este jogo.
A situação do milionário PSG é ainda mais complicada. Nos cinco jogos disputados perdeu três e, neste momento, está eliminado da Liga dos Campeões. Hoje, joga em casa do Salzburgo, os austríacos encontram-se numa situação ainda pior com quatro derrotas. A equipa onde jogam quatro portugueses tem aqui a última oportunidade para evitar uma eliminação surpreendente. A competição está ao rubro, com seis pontos a separar o apuramento direto (8.º) para os oitavos de final e a eliminação pura e simples (25.º).
Outros jogos para seguir com atenção são o Borussia Dortmund-Barcelona e Juventus-Manchester City. A equipa de Pep Guardiola não vence há duas jornadas e um triunfo em Turim pode ajudar a recuperar o moral: “Perdemos muitos jogos ultimamente, estamos frágeis e é claro que precisamos desta vitória”, afirmou o técnico dos citizens. Só que a história não favorece Guardiola. O City venceu uma vez a Juventus na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1976/77, e, desde então, nunca não conseguiu derrotar a Vecchia Signora (dois empates e três derrotas). Foram marcados até ao momento 288 golos, com uma média de 3,2 golos por jogo. O Barcelona é a equipa mais concretizadora com 18 golos, Sporting e Benfica marcaram dez. Robert Lewandowski continua de “pé quente” e é o melhor marcador com sete golos e já passou a marca dos 100 golos na Liga dos Campeões. “Agora estou em boa companhia, com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo”, frisou o avançado do Barcelona.
Portugal registou duas vitórias (Benfica e Braga), dois empates (FC Porto e Guimarães) e uma derrota (Sporting) na jornada anterior e consolidou o segundo lugar do ranking da UEFA com 10.475 pontos, atrás da Inglaterra, que tem 11.303 pontos. A exemplo do que aconteceu na época passada, os dois países com melhor coeficiente da UEFA vão ter uma vaga extra na próxima edição da Liga dos Campeões.
Liga Europa A situação de FC Porto e Braga não é famosa. Estão nos lugares de acesso ao playoff, mas longe daquilo que ambicionavam, que era o apuramento direto para os oitavos de final. O Braga é 18.º com sete pontos e o FC Porto está na 23.ª posição, com apenas cinco pontos em cinco jogos. Na quinta-feira, o Braga vai a Itália defrontar a Roma (17h45), que tem menos um ponto do que os bracarenses, e o FC Porto recebe, no Dragão (20h00), os dinamarqueses do Midtjylland, que estão à frente dos azuis e brancos com mais dois pontos. O Manchester United joga em casa do Viktoria Plzen. As duas equipas têm nove pontos, os red devils estão em vantagem pela diferença de um golo, e encontram-se na zona de acesso ao playoff. Vai ser mais uma prova de fogo para Ruben Amorim, após uma semana pesada, com duas derrotas na Premier League. O Fenerbahçe de José Mourinho está a fazer campanha modesta e a receção ao Athletic Bilbao, líder da classificação com 13 pontos, não se apresenta nada fácil, até porque os bascos não perderam qualquer partida na Liga Europa. De salientar que as 16 equipas que estão na zona de playoff encontram-se separadas por cinco pontos, pelo que qualquer escorregadela nesta altura pode ser comprometer a continuidade na prova.
Na Liga Conferência, o Guimarães joga na Suíça com o St. Gallen (20h00) com o pensamento na vitória e em manter um lugar entre os oito primeiros. Os vimaranenses são a única equipa portuguesa sem derrotas nas competições europeias.