A obra completa da escritora brasileira Clarice Lispector, considerada um dos nomes maiores da literatura lusófona contemporânea, vai ser publicada em Portugal pela Companhia das Letras a partir do próximo ano.
Esta terça-feira, dia em que a escritora faria 104 anos, a editora informa que dará início à publicação da sua obra no dia 20 de janeiro, com “quatro romances centrais”.
“A paixão segundo G.H.”, “Água viva”, “Um sopro de vida” e “Perto do coração selvagem” são os livros que abrem esta “celebração continuada da mais icónica, disruptiva, reverenciada e ousada escritora brasileira do século XX”, revela a Companhia das Letras.
Ainda em 2025 será publicado um livro inédito em Portugal, que reúne crónicas e outros textos, intitulado “Para não esquecer”. Depois serão lançados os restantes romances, vários volumes de contos, crónicas, cartas e uma antologia de textos para a infância.
Estas novas edições contam com a colaboração do professor de literatura brasileira e especialista em literatura lusófona Carlos Mendes de Sousa, que assina o posfácio e o texto de apresentação de “A paixão segundo G.H.”.
A professora catedrática Joana Matos Frias, autora de trabalho crítico sobre Clarice Lispector, e os escritores Pedro Mexia e Susana Moreira Marques são os autores dos textos de apresentação de “Água viva”, “Perto do coração selvagem” e “Um sopro de vida”, respetivamente.
Para a Companhia das Letras, citada pela agência Lusa, a publicação da obra de Clarice Lispector representa “um marco assinalável na história da chancela em Portugal, que celebra 10 anos em 2025”.