China estimula visita de estrangeiros alargando política de isenção de vistos

Publicidade – Conteúdo Patrocinado por Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.

A China anunciou ontem (terça-feira, dia 17) uma flexibilização significativa da sua política de isenção de vistos em trânsito, aumentando das 72 e 144 horas atuais para 240 horas (ou seja, para 10 dias) o período de estadia aplicáveis às nacionalidades elegíveis.

Paralelamente, foram adicionados 21 novos pontos de entrada e saída para os estrangeiros isentos de vistos em trânsito, havendo agora um total de 60 pontos de acesso em 24 províncias, regiões e municípios centrais, o que aumenta muito as opções de locais de visita para os viajantes.

Portadores de passaportes de 54 países que estiverem em trânsito da China para um terceiro país (ou região) poderão aproveitar a atualização da política de permanência. Atualmente, a China já tem acordos de isenção recíproca de vistos com 157 países e regiões.

A agência de notícias britânica Reuters publicou um comentário referindo que “a contínua flexibilização dos requisitos de visto para os viajantes por parte da China, está a incentivar as pessoas a visitar a segunda maior economia do mundo”.

Por trás desta política de vistos estão os esforços da China para continuar a expandir a sua abertura ao mundo. Os dados mostram que, nos primeiros 11 meses deste ano, 29,218 milhões de estrangeiros entraram na China pelos portos alfandegários do país, um aumento de 86,2% em relação ao ano anterior. Entre eles, 17,446 milhões entraram na China ao abrigo da política de isenção de vistos, um incremento de 123,3% comparando o mesmo período de 2023.

Segundo analistas, “o alto nível de abertura da China promoveu a circulação de pessoas, capitais e mercadorias, injetando um dinamismo precioso no mundo”. E acrescentam:

“A hospitalidade e a simpatia são o jeito chinês de tratar os outros, e a abertura e inclusão são a maneira como a China interage com o mundo”.

A este propósito, dirigentes chineses afirmam:

“Desde a expansão da entrada sem vistos até a expansão contínua do acesso ao mercado e a otimização do ambiente de negócios, a China está a promover, de forma contínua, uma abertura de alto nível para o mundo exterior. Damos as boas-vindas a mais amigos estrangeiros, convidando-os a virem à China, conhecerem e entenderem o país e compartilharem as oportunidades de benefícios recíprocos”.