Peugeot E-5008, viajar em grande

O Peugeot E-5008 alia o motor elétrico de 210 cv com a versatilidade dos sete lugares. Um SUV amigo do ambiente e da família.

Peugeot E-5008, viajar em grande

A terceira geração do 5008 vem reforçar a presença da marca no segmento dos SUV. O novo modelo ganha pontos pela vistosa imagem, sendo evidente a proximidade com o 3008 na grelha e nas luzes de dia em forma de garra, ao passo que na traseira são as luzes com efeito 3D que chamam a atenção. O resultado é perfeito e não deixa transparecer a sua acentuada volumetria.

As imponentes dimensões (4,79 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,69 m de altura) deixam antever um interior espaçoso. Na verdade, os passageiros da segunda fila têm espaço suficiente para as pernas e em altura, até porque os bancos têm regulação longitudinal em 15 cm. Mas não é assim para todos, o facto do banco do meio ser mais estreito torna qualquer viagem desconfortável. Os dois lugares da terceira fila destinam-se, sobretudo, a crianças ou para fazer pequenos trajetos. Importa salientar que o acesso a esses dois pequenos bancos é facilitado pelo sistema Easy Access da segunda fila. A capacidade da bagageira é enorme (1.815 litros) com a segunda e terceira fila de bancos rebatidas, na configuração de cinco lugares é bastante boa (738 litros) e com os sete lugares ocupados resta espaço (259 litros) para colocar alguns sacos de compras.

O tablier e painéis das portas apresentam uma combinação de plásticos e tecido de belo efeito, com a particularidade de 23% dos materiais serem reciclados. Ainda no interior, destaque para ecrã panorâmico curvo i-Cockpit de 21 polegadas de alta-definição, que compreende o head-up display e o ecrã tátil central, compatível Apple CarPlay e Android Auto. A zona central do tablier está equipada com i-Toggles, botões sensíveis ao toque que podem ser programados para proporcionar o acesso rápido a dez das funções, tais como: ligar para um contacto, iniciar a navegação para um destino utilizado frequentemente, sintonizar o rádio numa estação favorita, definir a temperatura ideal do ar condicionado, entre outros. Já a posição de condução não é a melhor. O volante mais pequeno do que é habitual fica numa posição relativamente baixa, e nem as regulações elétricas do banco do condutor melhoram a situação.

O equipamento da versão GT inclui elementos importantes para o bem-estar dos ocupantes, caso do ar condicionado automático, bancos em couro e Alcântara, cortinas integradas nas portas traseiras, volante aquecido, iluminação ambiente no tablier, carregamento do smartphone por indução, Peugeot i-Connect com navegação e Bluetooth com ligação a dois smartphones, acesso e ligação mãos-livres, porta da bagageira elétrica e Mirror Screen sem fios.


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Este modelo dispõe ainda de vários sistemas de assistência à condutor, com destaque para o VisioPark 1 composto por sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmara de marcha-atrás, cruise control adaptativo com função Stop & Go. Referência ainda para a nova tecnologia Pixel LED que adapta automaticamente os faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ideal sem incomodar os outros utilizadores da estrada.

O novo E-5008 tem por base a plataforma STLA Medium, concebida para oferecer o melhor desempenho da sua categoria no que respeita aos critérios mais importantes para os clientes, como a autonomia (até 660 km), tempo de carregamento (20% a 80% em 30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e serviços conectados.

O motor elétrico de 210 cv está associado a uma bateria de iões de lítio com 73 kWh de capacidade útil de origem BYD. As performances são satisfatórias para um modelo com 2,2 toneladas; atinge 170 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 s. De referir que as recuperações são bastante boas, ao pisar o acelerador a fundo temos sempre uma resposta pronta do motor e sem ser violenta como acontece com outros elétricos. Em relações aos consumos de energia, registámos um valor de 16 kWh/100 km numa condução tranquila, fazendo uma utilização mais dinâmica no modo Desportivo o consumo subir para 23,5 kwh/100 km, o que na prática garante uma autonomia que pode chegar aos 450 km. Recorde-se que a marca anuncia uma autonomia até 600 km em cidade e de 502 km em ciclo misto.

O comportamento dinâmico foi uma boa surpresa. A afinação da suspensão permite viajar com grande conforto e numa condução normal ou em mudanças de direção em estradas sinuosas quase não sentimentos o rolamento de carroçaria, apesar da sua volumetria. Apenas damos conta de algumas trepidações no mau piso, mas isso deve-se, sobretudo, aos pneus 235/50 montados em jantes de 20 polegadas. A direção leve torna a condução em cidade muito fácil, e mostra-se bem calibrada para a condução em estrada. A travagem não compromete, apenas não gostámos da excessiva suavidade do pedal.

O condutor dispõe de três modos de condução: Eco, Normal e Desportivo. Este último modo faz todo o sentido quando pretendemos aproveitar o potencial do motor e fazer uma condução viva. O volante tem duas patilhas que servem para regular a intensidade de regeneração em três níveis. O E-5008 vem de série com carregador trifásico de 11 kW. Com carregamento de 160 kW em corrente contínua é possível passar de 20% a 80% de carga em 30 minutos num posto de carregamento público.

Num segmento onde os SUV de sete lugares são uma raridade, o E-5008 custa 54.150 Euros, o que constitui uma proposta interessante se tivermos em consideração o equipamento da versão GT, o conforto, a versatilidade e o preço dos outros SUV de sete lugares. A proposta é ainda mais interessante para as empresas com um valor de 42.083 euros.