O Urban Cruiser é uma adaptação bem conseguida do Urban SUV Concept apresentado em 2023 e distingue-se pelo estilo arrojado num segmento bastante competitivo, mas sem grandes rasgos do ponto de vista estético. Este modelo foi desenvolvido em colaboração com a Suzuki, que é a responsável pela sua produção na Índia. A apresentação terá lugar no salão de Bruxelas no início de janeiro e chegará ao mercado nacional em meados de 2025 com motorizações 100% elétricas. O Urban Cruiser enquadra-se na estratégia da Toyota de ter 15 veículos com emissões zero na sua gama até 2026, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.
Com 4,28 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,64 m de altura, este novo modelo tem dimensões superiores às do SUV full-hybrid Yaris Cross. A distância entre eixos de 2,70 m permite ter um interior espaçoso e versátil graças ao sistema de bancos traseiros deslizantes. Os bancos são rebatíveis e podem também ser reclinados.
A posição de condução elevada é típica dos SUV. O painel de instrumentos integra o ecrã digital de 10,2 polegadas do condutor e o ecrã multimédia de 10,1 polegadas. O sistema multimédia foi concebido para ser rápido e intuitivo e inclui a navegação por satélite. A integração do smartphone está igualmente disponível para que o condutor possa aceder facilmente às suas aplicações e serviços preferidos.
O Urban Cruiser assenta na nova plataforma dedicada a veículos elétricos. Uma bateria LFP (ferro fosfato e lítio) de 49 kWh de capacidade estará disponível exclusivamente para a versão de 144 cv (106 kW) e tração dianteira. Haverá também uma bateria de 61 kWh de capacidade com 174 cv (128 kW). Os modelos de tração dianteira têm um modo de neve que controla o binário para evitar a perda de tração quando se conduz em estradas escorregadias.
Haverá uma versão de tração integral com bateria de 61 kWh que alimenta o motor dianteiro de 174 cv (128 kw) e motor de 65 cv (48 kW) que está no eixo traseiro, a potência combinada é de 184 cv (135 kW) com um binário de 300 Nm. Para tornar a condução mais fácil e segura em pisos escorregadios, esta versão dispõe de controlo de assistência em descidas e do Modo Trail, que deteta e trava uma roda e envia o binário motor para a roda oposta.
O novo modelo vai estar equipado com um conjunto de sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, nomeadamente o sistema de pré-colisão, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem, assistência à manutenção na faixa de rodagem, câmara de 360 graus que dá uma visão completa do ambiente que rodeia o automóvel. Todas as versões do Urban Cruiser estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e um pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho em condições mais frias.
A Toyota não deu qualquer informação sobre as performances e autonomia das diferentes versões. O preço também é segredo, mas tendo em conta os valores dos concorrentes como o Peugeot E-2008, Kia EV3, smart #1 e Volvo EX30 é expetável pensar num valor acima dos 35.000 euros.