A Citroën renovou com estilo o seu best-seller – vendeu mais de 5,6 milhões de unidades desde 2002 – e a quarta geração do C3 tem tudo para ser um produto popular, fazendo jus à história da marca francesa. Este é o primeiro modelo da nova era Citroën, que passa pela renovação das gamas com o lançamento do C4 e C4X, C3 Aircross, C5 Aircross e Ami. Para já, as atenções recaem sobre o C3 que está à venda com duas motorizações: 1.2 turbo a gasolina (100 cv) e elétrica (113 cv), com bateria de 44 kWh, e preços que começam nos 15.240 euros e terminam nos 27.800 euros. A Citroën quis democratizar a mobilidade elétrica e lançou o ë-C3 com preços a partir de 23.300 euros. No segundo semestre de 2025 é lançada a versão híbrida de 110 cv e caixa automática e, no final do ano, surge o C3 elétrico com 220 cv.
Um dos aspetos mais marcantes do novo modelo é a imagem, sobressaindo a seção dianteira com o novo emblema na grelha e uma assinatura luminosa diferenciadora. O C3 tem uma aparência mais musculada relativamente à geração anterior, com alguns toques de um pequeno SUV. Está equipado de série com jantes de 16 ou 17 polegadas consoante o nível de equipamento.
O habitáculo tem um aspeto simples, onde predominam plásticos duros, e foi concebido de forma a facilitar a vida a bordo. De salientar que o espaço interior é bastante interessante para um carro deste segmento. O C3 vai estar disponível com três níveis de equipamento: You, Plus e Max. A Citroën dotou este modelo de tecnologia que aumenta o bem-estar a bordo, caso da suspensão Citroën Advanced Comfort (de série em todas as versões), aos bancos Citroën Advanced Comfort (de série na versão Max) e o inovador painel de bordo C-Zen Lounge que integra o head-up display e um novo volante multifunções compacto.
Os comandos no volante e o botão Home facilitam a tarefa a quem está ao volante. Estão disponíveis dois níveis de sistema de infotainment. O My Citroën Play com Smartphone Station, de série na versão You, inclui suporte para smartphone que permite aos condutores ligar o seu dispositivo e lançar uma nova aplicação dedicada utilizando a tecnologia sem fios NFC. Através desta App, os proprietários utilizam o seu dispositivo móvel para aceder a atalhos para serviços de telefone, rádio, navegação e aplicações de música. O outro sistema é o My Citroën Drive com Touchscreen, de série na versão Max. O ecrã central a cores de 10,25 polegadas utiliza uma arquitetura de widgets inspirada nos smartphones para proporcionar acesso às principais funções de navegação, telefone, rádio, aplicações e multimédia. O wi-fi permite o espelhamento do smartphone e a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
A quarta geração C3 tem por base a nova plataforma Smart Car, concebida para ser usada por várias energias. A versão de entrada é o 1.2 turbo, com motor de três cilindros de 110 cv e caixa manual de seis velocidades. O ë-C3 tem motor elétrico de 113 cv (83 kW), associado a uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, que assegura uma autonomia até 450 km em ciclo urbano e 320 km numa utilização mista. A bateria pode ser recarregada com cargas rápidas em carregador DC de 100 kW (estação de carregamento pública) demorando apenas 26 minutos para passar de 20% a 80%. Usando uma wallbox de 7 kW de potência o período de carregamento é de 4h10. Está disponível em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico) por 400 euros.
No breve contacto com as duas versões, podemos dizer que o novo C3 é um carro agradável de conduzir, confortável e ágil. O motor 1.2 turbo surpreendeu pela disponibilidade a baixo regime, o que é sempre uma ajuda à condução. A versão elétrica tem caixa automática e, embora não muito potente (113 cv), consegue performances interessantes, com uma velocidade máxima de 135 km/h e aceleração 0-100 km/h em 11 segundos.
O novo ë-C3 inclui as mais recentes tecnologias Citroën de assistência à condução, nomeadamente o sistema de travagem ativa, alerta de transposição involuntária de faixa, alerta de atenção ao condutor, reconhecimento de limites de velocidade, travão de estacionamento elétrico, faróis de feixe inteligente e sensores de estacionamento traseiros.
O Citroën C3 é dos carros mais competitivos do segmento B em termos de preço face a modelos como o Peugeot E-208, Opel Corsa Eletric e Fiat 600e.
Gama e preços
C3 1.2 Turbo 100 cv You – 15.240 €
C3 1.2 Turbo 100 cv You Pack Plus – 17.750 €
C3 Híbrido 100 You Pack Plus – 20.450,01 €
C3 1.2 Turbo 100cv Max– 19.450,00 €
C3 Híbrido 100 Max – 22.150,00 €
ë-C3 113cv You – 23.300 €
ë-C3 113cv You Pack Plus – 25.500 €
ë-C3 113cv Max – 27.800 €