Momentos

Em 2022 “guerra” foi eleita a palavra do ano. 2024 em imagens mostra bem como os últimos 366 dias podiam ser resumidos exatamente com o mesmo termo, apenas com a devida alteração para o plural. Mas houve também alguns momentos a destacar além dos conflitos à escala mundial.

  1. Realeza: Por motivos muito distintos, as princesas Kate Middleton e Leonor de Espanha foram as figuras principais das casas reais. Depois de muitas teorias da conspiração, a mulher de William confirmou estar a lutar contra um cancro, e a sua jornada passou a ser acompanhada a par e passo pelos britânicos e pelo mundo. Por sua vez, a jovem Leonor fez a sua primeira visita oficial sozinha a Portugal. A deslocação histórica abriu um novo capítulo na monarquia espanhola e a filha dos Reis Felipe e Letizia cumpriu com distinção o compromisso institucional promovido por Marcelo Rebelo de Sousa.
  2. MÚSICA Além de Taylor Swift – pelos motivos óbvios – o destaque vai para Céline Dion. A atuação na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris tornou-se um dos momentos musicais mais surpreendentes do ano. A artista de 56 anos, diagnosticada com Síndrome de Pessoa Rígida, sempre mostrou vontade em voltar aos palcos, mas o eventual regresso chegou a ser visto como uma miragem.
  3. DESPORTO Dois espanhóis com os holofotes apontados para si. No futebol, Lamine Yamal foi o jovem sensação, estatuto consolidado com um Europeu que coroou La Roja vencedora. Em sentido inverso, Rafael Nadal. O tenista colocou um ponto final a uma carreira histórica. Para a lenda fica a poderosa esquerda do jogador e as manias – da obsessão com o alinhamento das garrafas de água aos tiques pré-serviço, desde coçar o nariz a ajeitar o cabelo e os calções.
  4. FOTOGRAFIA Uma das imagens mais partilhadas do ano foi tirada nas Olimpíadas de Paris. Gabriel Medina não conseguiu a medalha mas protagonizou a melhor fotografia, onde parece estar a levitar, na saída de um tubo.
  5. MORTE A morte de Liam Payne, aos 31 anos, após queda de uma varanda de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, impressionou o mundo no mês de outubro. O desaparecimento do ex-membro da boys band One Direction levantou questões relacionadas com a droga e a saúde mental, outros dois temas dominantes em 2024.
  6. O CASO Dominique Pélicot, o nome que envolve um caso de abuso aterrador, sem pena suficiente por lei permitida para ser feita a devida justiça.
  7. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Os novos chats e as novas influenciadoras digitais, criados pela IA, mostram um mundo em mudança acelerada. E as imagens publicadas por Madonna ao lado do Papa, geradas com recurso à IA, estão entre os menores problemas tecnológicos apesar do mau gosto.

Resta aguardar por 2025, ano que terá novamente Donald Trump como figura de proa numa Europa e num Mundo a caírem aos bocados.