Primeiro-ministro do Canadá apresenta demissão

“Este país merece uma escolha a sério”, afirmou Trudeau

O primeiro-ministro do Canadá anunciou esta segunda-feira a demissão do cargo e também de líder do Partido Liberal. Justin Trudeau acrescentou, em conferência de imprensa, que irá cessar funções a partir do momento que o seu partido escolher um novo sucessor.

Em dezembro Trudeau tinha feito uma profunda remodelação no seu Governo, alterando um terço dos ministros, quando se preparava para enfrentar uma moção de censura que o deveria derrubar. A remodelação aconteceu depois de uma semana de caos político, num país onde reina a confusão após a demissão surpresa da vice-primeira-ministra. Chrystia Freeland discordou de Justin Trudeau sobre a forma como estava a gerir a iminente guerra económica com os EUA .

Os dois principais grupos da oposição, o Partido Conservador (PC) e o bloco soberanista Quebecois (BQ), já tinham anunciado há semanas a sua intenção de derrubar o Governo de Trudeau para provocar eleições antecipadas. A demissão da número dois do Governo aumentou ainda mais a pressão. 

O Canadá procura uma solução para as ameaças do presidente eleito norte-americano, Donald Trump, que prometeu impor tarifas aduaneiras de 25% aos seus vizinhos assim que regressar ao poder,  a 25 de janeiro. Uma medida que, segundo os especialistas, seria catastrófica para o país, uma vez que os EUA são o maior parceiro comercial  e o destino de 75% das exportações do país.

Trudeau, que lidera o partido há onze anos e o executivo há nove, adiantou que já pediu formalmente ao partido que avançasse com o processo interno de escolha de um novo líder, mas sem adiantar nomes para o seu sucessor. Ainda antes da sua intervenção, a imprensa canadiana avançou a possibilidade de ser o ministro das Finanças, Dominic LeBlanc.

O chefe do executivo canadiano justificou a sua decisão com as eleições legislativas, marcadas para outubro. “Este país merece uma escolha a sério”, afirmou, acrescentando que as “batalhas” e a divisão dentro do partido iam prejudicar a democracia no Canadá. As sondagens mais recentes têm mostrado uma queda acentuada dos liberais.