A BYD promete muitas novidades para 2025, o objetivo é continuar a crescer e tornar-se a primeira marca em mobilidade elétrica em Portugal. Não perdeu tempo a lançar o Sealion 7, um SUV 100% elétrico que está disponível nas versões Comfort (313 cv) e Excellence (530 cv) e preços de 47.990 euros e 56.490 euros, respetivamente.
É o oitavo modelo elétrico lançado pela BYD na Europa e o quarto da série Ocean. Tem uma imagem moderna e dinâmica, está carregado de tecnologia e cumpre bem as necessidades familiares. Não é um modelo para fazer volume de vendas, mas sim para reforçar a imagem de marca.
O habitáculo tem excelente apresentação, digna dos modelos premium, os materiais são de qualidade e é bastante espaçoso, sobretudo nos lugares traseiros. Diferencia-se pelas linhas minimalistas, com o tablier e consola central limpa de comandos físicos. A maioria das funções estão concentradas no ecrã central rotativo touchscreen de 15,6 polegadas. A capacidade da bagageira é de 520 litros e pode chegar aos 1.789 litros rebatendo os bancos traseiros. Há ainda um prático porta-bagagens dianteiro (58 litros) para armazenar os cabos de carregamento.
O equipamento de série é bastante completo e compreende bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos, ar condicionado bizona, teto panorâmico, entrada e arranque sem chave, carregador por indução, sistema de som com 12 altifalantes, portas USB para passageiros dianteiros e traseiros e sistema V2L, que permite alimentar aparelhos domésticos até 3,3 kW.
Este modelo está equipado com o DiPilot 10 que compreende o Adaptive Cruise Control e o Traffic Jam Assist. Dispõe de sensores de estacionamento dianteiros e
traseiros, câmara de 360 graus, controlo de velocidade adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo inteligente de limite de velocidade, alerta de colisão frontal e traseira, alerta de trânsito cruzado e travagem de trânsito cruzado, aviso de saída de faixa de rodagem, controlo inteligente de iluminação, radar de ângulo morto, travagem automática de emergência, detetor de fadiga do condutor e aviso de abertura de portas.
O Sealion 7 tem por base a e-Platform 3.0 concebida exclusivamente para veículos elétricos, onde é colocada a inovadora Blade Battery, que utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) em vez de chumbo e cobalto. Esta bateria foi desenvolvida pela BYD para oferecer maior segurança, desempenho superior e mais ciclos de carga do que outras baterias. O Sealion 7 de tração dianteira recebe uma bateria de 82,5 kWh, que alimenta o motor de 230 kW (315 cv), já a versão de tração integral tem uma bateria de 91,3 kWh, que alimenta os motores dianteiro de 230 kW e traseiro de160 kW, o que dá uma potência combinada de 390 kW (530 cv) – é o SUV mais potente do segmento D. A velocidade máxima está limitada a 215 km/h em qualquer das versões para poupar a bateria e aumentar a longevidade, e a aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,7 s e 4,5 s. A autonomia anunciada pela marca é de 482 km e 502 km, respetivamente. Em termos de carregamento, a bateria de 91,3 kWh passa de 10 a 80% da carga em apenas 24 minutos com uma potência DC de 230 kW, já a bateria de 82,5 kWh pode ser recarregada de 10% a 80% em 32 minutos com uma potência de carga de 150 kW.
O Sealion 7 está equipado com suspensão adaptativa para melhorar a estabilidade em curva e o conforto no mau piso. Existem quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Neve.