O Chega vai candidatar os seus deputados Manuela Tender e Nuno Gabriel para concorrerem às presidências das câmaras de Chaves e de Sesimbra. Para a a autarquia de Évora foi escolhido o gestor agrícola Ruben Miguéis.
Os nomes constam de um comunicado divulgado este domingo pelo Chega, no qual também são referidos os candidatos do partido a presidentes de Câmara de Valongo (Rui Marques da Silva), Mangualde (António Manuel Silva), Elvas (José Eurico Malhado), Serpa (Mário Cavaco) e Ourique (Idalete Brito).
Para o município de Chaves o Chega escolheu a atual presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Manuela Tender, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, professora de profissão e com uma pós-graduação em educação.
O deputado Nuno Gabriel, 47 anos, licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa e presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal é o candidato a Sesimbra.
No comunicado, citado pela agência Lusa, o Chega afirma-se “comprometido em liderar uma transformação em Portugal” e salienta-se que “a implementação autárquica é um dos pilares fundamentais para que tal suceda”.
“A defesa das populações é uma das principais preocupações do Chega. Ao longo dos últimos 50 anos, estas têm sido esquecidas pelos partidos que têm dominado as eleições autárquicas, nomeadamente PS, PCP e PSD, que pouco têm feito para desenvolver os municípios e garantir condições de vida dignas aos habitantes”, sustenta este partido.
Em termos programáticos, o Chega considera prioritário “acabar com a corrupção a nível local” e acrescenta que “só afastando os mesmos de sempre é que será possível acabar com a teia de corrupção que tem destruído Portugal, impedindo o seu desenvolvimento”.