Donald Trump foi esta segunda-feira empossado como o 47.º Presidente dos EUA, numa cerimónia no Capitólio em Washington. O juramento do novo líder norte-americano foi realizado logo após a posse do seu futuro vice-Presidente, JD Vance.
Donald Trump inicia a partir de hoje um segundo mandato na presidência dos EUA, após a sua liderança na Casa Branca entre 2017 e 2021, ano em que perdeu a reeleição para o democrata Joe Biden, a quem sucede agora no cargo.
No seu discurso de inauguração, Donald Trump, o 45.º e 47.º Presidente dos EUA, começou por agradecer a JD Vance, a Mike Johnson e aos membros do Supremo Tribunal presentes na sala, e aos anteriores Presidentes norte-americanos.
“A idade de ouro da América começa agora”, atirou Trump no início do discurso. “Vamos ser a inveja de toda a gente e não vamos permitir mais que se aproveitem de nós” e a “nossa soberania vai ser reposta”, acrescentou.
“A América vai ser novamente grande e mais excecional do que antes”, declarou no primeiro discurso como Presidente. “Regresso à Presidência com confiança e otimista”, disse, mas afirmando que o governo “enfrenta uma crise de confiança”.
“Tudo isto irá mudar a partir de hoje e vai mudar muito rápido. Vamos reverter completa e totalmente uma traição e devolver a fé, a riqueza, a democracia e a liberdade às pessoas. A partir de aqui, o declínio da América acabou”, disse.
“O dia 20 de janeiro vai ser o dia da libertação”, salientou o presidente dos EUA.