A Proteção Civil registou até às ao final da tarde deste domingo 265 ocorrências devido ao mau tempo. As zonas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Aveiro.
“Até às 18h00 temos 265 ocorrências relacionadas com quedas de árvores, inundações urbanas, quedas de estruturas e a região mais afetada é a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e de Aveiro”,revelou o oficial de operações na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
“Temos danos de algumas infraestruturas, nomeadamente em Cinfães, onde uma árvore de grande porte interrompeu a via e caiu sobre diversos carros estacionados”, provocando danos materiais. Paulo Santos acrescentou que durante a noite, “o vento vai manter-se forte, a precipitação vai continuar a ser persistente”, o que poderá aumentar o número de ocorrências”.
A ANEPC elevou para esta segunda-feira o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo a partir das 12h00 de segunda-feira devido à agitação marítima.
Estes cinco distritos vão estar sob aviso vermelho até às 09h00 de terça-feira devido à chegada ao território nacional da depressão Herminia, que trouxe agitação marítima, aumento da precipitação e vento desde este domingo.