Martín Anselmi assinou esta segunda-feira, um contrato válido até 2027 como treinador do FC Porto. O argentino assume o comando dos portistas nas próximas duas temporadas e meia, sucedendo a Vítor Bruno.
Seis décadas depois, o FC Porto volta a ter um treinador argentino, refere o clube em comunicado. Martín Anselmi tem quatro títulos no currículo pessoal, todos conquistados ao leme do Independiente del Valle: uma Taça do Equador (2022), uma Supertaça do Equador (2023), uma Taça Sul-Americana (2022) e uma Supertaça Sul-Americana (2023). .
Começou a carreira no país natal, ao serviço do Excursionistas, e ainda trabalhou no Independiente e no Atlanta antes de iniciar a carreira a solo na equipa B do Universidad Católica.
Seguiu-se a primeira passagem pelo Independiente del Valle, ainda como adjunto, e outra pelo Internacional de Porto Alegre até se estabelecer como treinador principal.
Liderou os chilenos do Unión La Calera e em 2022 regressou ao Equador e consagrou-se como o primeiro técnico a ganhar dois troféus na mesma época pelo Independiente del Valle – feito que repetiu logo no ano seguinte.
Saiu para o México e levou o Cruz Azul à final do campeonato, estabelecendo um recorde de pontos para o clube.
O espanhol Luis Pastur e o argentino Facundo Oreja (treinadores adjuntos), o uruguaio Diego Bottaioli (preparador físico), o argentino Darío Herrera e o português Diogo Almeida (treinadores de guarda-redes) completam a nova equipa técnica portista.
Os azuis e brancos são terceiros na I Liga, a seis pontos do líder Sporting, com os mesmos 41 pontos do Benfica, segundo colocado, tendo já sido afastados da Taça de Portugal.