O Presidente chinês afirmou esta quarta-feira que as guerras comerciais minam os “interesses legítimos” de todos os países e “têm impacto na ordem económica mundial”. Xi Jinping falou numa altura em que Washington se mostra otimista em relação a um acordo.
“As guerras tarifárias e comerciais minam os direitos e interesses legítimos de todos os países, prejudicam o sistema de comércio multilateral e têm impacto na ordem económica mundial”, disse Xi durante uma reunião com o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Pequim.
Segundo Xi, citado pela agência noticiosa oficial Xinhua, a China continuará a esforçar-se para “salvaguardar o sistema internacional” e “defender a equidade e a justiça internacionais”, tendo as Nações Unidas como “pilar”.
Estas são as primeiras declarações de Xi depois do presidente dos EUA ter manifestado na terça-feira otimismo quanto à possibilidade de os EUA e a China chegarem a um acordo comercial.
Para além de Donald Trump, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, responsável pelas negociações comerciais, também manifestou esperança num desanuviamento da guerra comercial com a China.