A inda na ressaca de uma temporada sem títulos, o Benfica não está para brincadeiras. Aliás, já fez história dentro deste mundo gigante que é o mercado de transferências: a contratação de Richard Ríos, ainda por oficializar mas já com acordo fechado, é a mais cara de sempre do clube, custando às ‘águias’ 27 milhões de euros, ultrapassando a de Orkun Kokçu, que tinha sido contratado aos neerlandeses do Feyenoord, em 2023, por 25 milhões de euros.
Soldados vermelhos
«É uma felicidade imensa para mim e para a minha família, é um passo gigante que dou na minha carreira. Era um sonho jogar na Europa e estar num clube gigante é muito gratificante», disse o médio internacional colombiano ainda do Palmeiras, em declarações aos jornalistas da BTV. «A expectativa é lutar por títulos. Em todas as competições em que vamos estar temos de entrar na luta por todos os títulos. Esta temporada não vai ser diferente. Espero que seja uma estreia importante a nível desportivo e espero conseguir ajudar os companheiros e o clube», acrescentou o futebolista de 25 anos, que estará, se tudo correr bem, vestido com as cores do Benfica até ao dia 30 de junho de 2030.
O craque, que jogava no Palmeiras desde 2023, contou ainda que compreende e percebe português, o que será «perfeito» para se conseguir entender com os seus novos colegas. O jogador, ainda este ano, conquistou o título de campeão brasileiro, a que se soma o de estadual de São Paulo, em 2024, sob o comando do treinador português Abel Ferreira. Richard Ríos participou num total de 138 jogos – foi titular em 93 – e deu onze golos ao clube.
Feitas as contas, as águias já asseguraram, para a época 2025/2026, cinco contratações: além de Richard Ríos, ao clube junta-se também Samuel Dhal, agora a título definitivo. O lateral esquerdo chegou à Luz por empréstimo na segunda metade da temporada, mas acabou por conquistar o seu lugar e agora assina até 2029, sem se saber ao certo por quanto. Estima-se que o valor tenha rondado os nove milhões de euros.
Também chega ao Benfica o ex-Real Madrid Rafel Obrador, assinando um contrato válido por cinco temporadas (até 2030). O valor deverá rondar os cinco milhões de euros, ainda que o número oficial também não tenha sido divulgado. Já o bósnio Amar Dedic, de 22 anos, chega à equipa portuguesa vindo do Salzburgo com um contrato até 2030. E há ainda Enzo Barrenechea, que chega emprestado durante um ano do Aston Villa, pelo montante de 12 milhões de euros. Entretanto, o Chelsea e Benfica continuam a negociar a transferência de João Félix.
Sobre os Dragões
O FC Porto não fica propriamente atrás nas contratações, com nomes frescos e fortes a serem anunciados. É o caso do futebolista dinamarquês Victor Froholdt, de apenas 19 anos, que assinou com o clube por 20 milhões de euros. «O FC Porto chegou a acordo com o FC Copenhaga para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Victor Froholdt pelo valor fixo de 20 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável máxima de 2 ME em função do cumprimento de certos objetivos», diz o clube numa nota.
A notícia parece ter agradado aos adeptos, já que o (ainda recente, mas forte) CV do jovem conta com duas internacionalizações pela principal seleção dinamarquesa, tendo agora assinado pelos dragões por cinco temporadas. O craque chegou à formação principal do clube em 2023/24, quando tinha 17 anos, mas esta última época foi mesmo elogiado ao ter-se destacado na equipa que conquistou a Liga e a Taça da Dinamarca, com 53 jogos registados: Froholdt deu seis golos e três assistências. Aos dragões chega ainda Alberto Costa, enquanto João Mário parte para a Juventus. Desta forma, o FC Porto deverá desembolsar 15 milhões de euros, com a possibilidade de mais 1 milhão mediante objetivos, pela contratação de Alberto Costa. Já o Vitória SC, que deixou em janeiro, tendo rumado a Itália durante seis meses, irá receber 125 mil euros relativos a mais-valias.
Leões fecham acordo com Arsenal
A fechar a santa trindade do futebol nacional, também há novidades com o Sporting, que terá chegado a acordo com o Arsenal: é mesmo verdade que Viktor Gyökeres vai rumar até Londres, num acordo que dá mais 63 milhões de euros aos cofres dos leões, mais 10 em variáveis.
Já era público o desejo do internacional sueco de ir para o Arsenal, vendo assim a sua vontade realizada, num contrato válido por cinco temporadas. O craque realizou duas temporadas com o Sporting: com 97 golos em 102 jogos.
De notar, ainda, o acordo para o regresso de João Virgínia. O guarda-redes de 25 anos, ex-Everton, vai vestir a camisola dos leões pelas próximas três temporadas. De acordo com o jornal A BOLA, o craque checa a Alvalade a ‘custo zero’ para substituir Franco Israel, que está de saída para o Torino. O futebolista não é um outsider do clube, afinal, esteve no Sporting há pouco tempo, em 2021/22: nessa altura, fez oito jogos pelos leões – metade foram na Taça de Portugal, mais dois na Taça da Liga, um na Liga e um na Champions. Deixou passar sete bolas para a rede.
E agora, ao que parece, os leões também conseguiram, de uma vez por todas, Geny Catamo a 100%. O Sporting comprou os 10% do passe do jogador que faltava e estava, ainda, na posse do Black Bulls. «É com satisfação que informamos que foi celebrado um acordo no montante de um milhão de euros, valor superior aos 600 mil euros inicialmente estipulados contratualmente», pode ler-se no comunicado do campeão moçambicano de futebol. O acordo surge após um «impasse» nas negociações com a SAD do Amora, com o Sporting a conversar diretamente com o clube moçambicano. O pagamento, diz ainda a nota dos Black Bulls, será feito de forma faseada até 2027. Recorde-se ainda o jogador brasileiro Alisson Santos, que também vai reforçar a equipa na próxima temporada.