O verão é uma das altura do ano em que há mais circulação automóvel. Os imprevistos acontecem e daí que seja obrigatório que os condutores conheçam as sete luzes de aviso de possível mau funcionamento do veículo.
Com os avanços da indústria nos últimos anos, os automóveis passaram de apenas poucas luzes de aviso — visíveis no painel de instrumentos atrás do volante — para mais de uma dezena. As sete mais importantes, são, segundo a Euromaster, a pressão dos pneus, nível e pressão do óleo, bateria, travões, líquido de refrigeração e gases de escape.
Pressão dos pneus. Geralmente, é uma luz amarela que indica que poderá haver algum pneu com baixa pressão. É importante verificar a pressão dos pneus com regularidade e a ajustar aos níveis recomendados pelo fabricante, uma vez que conduzir com pressão baixa pode reduzir a vida útil do pneu em 20% e aumentar o consumo de combustível até 6%. Também acelera o desgaste da estrutura do pneu, aumentando o risco de rebentamento na estrada.
Nível de óleo do motor. A luz indicadora é geralmente amarela e tem o símbolo de uma almotolia de óleo. O óleo é como o “sangue” de um motor de combustão e pode provocar avarias graves e dispendiosas, sendo a rotura do motor a mais dispendiosa (podendo facilmente chegar até 6.000 euros).
Pressão do óleo do motor. Neste caso, a luz indicadora exibe uma almotolia de óleo vermelha e indica que a pressão do óleo do motor é demasiado baixa. O condutor deve parar o automóvel imediatamente. A luz de aviso neste indicador pode acender devido a uma fuga e consequente perda de pressão de óleo.
Bateria. Um símbolo vermelho de bateria indica normalmente que a bateria não está a carregar, embora também possa ser devido a uma falha no sistema elétrico ou à incapacidade do alternador em gerar tensão suficiente para alimentar todos os sistemas.
Neste caso, a Euromaster, rede de oficinas especializada na manutenção completa do veículo ao longo da sua vida útil, recomenda que não se desligue o motor, tendo em conta que pode impossibilitar o arranque do mesmo, e se conduza até à oficina mais próxima.
Travões. Existem várias luzes de aviso relacionadas com os travões, sendo que a vermelha indica o perigo mais elevado. Neste caso, o nível do líquido dos travões está baixo, provavelmente devido a uma fuga. Em alguns casos, pode também indicar um problema no sistema de travagem de emergência (ABS).
Líquido de refrigeração. Um termómetro vermelho indica frequentemente um problema com o líquido de refrigeração, geralmente porque a temperatura subiu muito, embora também possa indicar uma descida significativa do nível. De qualquer forma, é aconselhável desligar o motor, pois se este aquecer demasiado, a junta da cabeça poderá queimar e provocar a rotura do motor.
Anomalia nos gases de escape. Luz de aviso amarela que indica que estão a ser registados parâmetros anormais no motor, no sistema de injeção de combustível e/ou nos gases de escape. Nestes casos, é provável que o modo de emergência esteja ativado, pelo que o condutor pode notar uma queda significativa no desempenho do motor. Poderá também significar que a viatura está a efetuar uma regeneração ao filtro de partículas.
Por outro lado, esta anomalia no sistema de escape é por vezes apresentada no painel de instrumentos como “Falha no motor”. Como se trata de uma luz muito abrangente o melhor é levar o veículo imediatamente a uma oficina e não continuar a conduzir, pois o potencial problema pode agravar-se.