Pneus cristalizados tornam condução insegura

Um pneu cristalizado tem menos capacidade de travagem e aderência ao asfalto, aumentando a distância de travagem e, consequentemente, aumentando a probabilidade de um acidente

O aparecimento de fissuras visíveis, uma estrutura mais rígida e ruídos invulgares durante a condução são alertas de uma anomalia conhecida como pneus cristalizados. Este fenómeno, que afeta a elasticidade dos pneus e a estrutura da borracha, pode passar despercebido, mas tem consequências severas para a segurança do veículo.

O bom estado dos pneus, o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada, é essencial para garantir a segurança durante a condução, pelo que é essencial conhecer as causas que contribuem para a cristalização.

Por um lado, a exposição prolongada ao sol, já que a radiação ultravioleta dos raios pode alterar a composição química da borracha, enfraquecendo a sua estrutura. Em segundo lugar, a exposição a condições climáticas extremas, como o calor intenso (e também o frio, na mesma proporção), contribui para a perda de elasticidade da borracha do pneu. Por último, o armazenamento dos pneus em locais quentes, húmidos ou expostos aos elementos durante muito tempo, pode provocar a sua cristalização. 

No caso de qualquer um destes sintomas, a Euromaster, rede de oficinas especializada em manutenção integral de veículos, recomenda uma visita a uma oficina para uma inspeção profissional.  

Ignorar estes sintomas pode levar a sérios riscos para a segurança rodoviária, uma vez que um pneu cristalizado tem menos capacidade de travagem e aderência ao asfalto, aumentando a distância de travagem e, consequentemente, aumentando a probabilidade de um acidente. 

Além disso, as fissuras na estrutura e o seu endurecimento aumentam a probabilidade de um rebentamento a alta velocidade, enquanto a falta de elasticidade do pneu afeta a estabilidade do veículo, especialmente em curvas ou manobras bruscas.