Von der Leyen anuncia “grupo de doadores” para a Palestina

“Nós, europeus, criaremos um instrumento específico para a reconstrução de Gaza, em coordenação com os esforços de outros doadores”, anunciou a responsável.

A União Europeia (UE) anunciou que irá criar um “grupo de doadores” para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza”. 

“Vamos criar um grupo de doadores para a Palestina. Qualquer futuro Estado palestiniano tem de ser viável, também do ponto de vista económico. E isso pode ser conseguido também com o apoio dos vizinhos dos palestinianos”, anunciou esta segunda-feira, na ONU, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.  

A responsável falava na conferência internacional sobre a solução dos dois Estados, promovida pela França e Arábia Saudita, na véspera do arranque do Debate Geral da 80.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. 

“Nós, europeus, criaremos um instrumento específico para a reconstrução de Gaza, em coordenação com os esforços de outros doadores”, anunciou, acrescentando ainda que “acabar com a guerra” em Gaza “pode não ser suficiente se não houver um caminho para a paz, se a perspetiva de dois Estados já não for viável”.