A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou, esta quinta-feira, para o mau tempo esperado para as próximas 48 horas, especialmente na região Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (AENPC) refere que o maior perigo vai acontecer durante a madrugada e manhã desta sexta-feira, entre as 3h00 e as 7h00.
“De acordo com a informação fornecida pelo IPMA, prevê-se, para as próximas 48 horas, precipitação por vezes forte e presistente, especialmente na região Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo”, revelou o adjunto de operações nacional da ANEPC em conferência de imprensa. “Prevê-se que o maior impacto deste fenómeno aconteça no período entre as 3h e as 7h da manhã desta madrugada de sexta-feira”, acrescentou Carlos Pereira.
Devido à previsão de “chuva forte e persistente”, a Proteção Civil determinou a elevação do estado de prontidão nível 3 para o território desde o Alto Minho até à Península de Setúbal e de nível 2 para o resto do país, à exceção do Algarve, que fica em nível 1.
As previsões fazem antever a possibilidade da ocorrência de “inundações em zonas urbanas”, “cheias devido ao transbordo do leito de alguns cursos de água, rios ou ribeiras” e, por isso, as autoridades recomendam a limpeza de sarjetas, a retirada de equipamentos, viaturas ou outros bens de zonas que costumam inundar e, ainda, a retirada de animais e equipamentos agrícolas e industriais de zonas próximas de linhas de água.
Já esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso laranja, a partir da meia-noite de sexta-feira e até à meia-noite de sábado, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Os distritos de Castelo Branco, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão ficar em aviso amarelo. Évora, Beja e Faro escapam ao mau tempo.