A Guarda Nacional Republicana (GNR) localizou em Pombal três menores desaparecidos na Alemanha, com idades entre os 13 e os 17 anos, durante uma operação policial que visava intercetar uma viatura com matrículas falsas.
A ação decorreu na segunda-feira, no âmbito de uma investigação conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), ambos do Comando Territorial de Leiria.
Durante a operação, os militares detiveram um jovem de 18 anos, suspeito de tráfico de estupefacientes, condução sem habilitação legal e furto de veículo.
“No interior do automóvel seguiam, além do condutor, dois menores — um rapaz de 13 anos e uma rapariga de 15 — residentes na Alemanha e sinalizados como desaparecidos na Plataforma Schengen”, refere a GNR.
A GNR apreendeu também 360 doses de anfetaminas e confirmou que o detido não tinha carta de condução. O jovem é também suspeito de outros furtos nos concelhos de Leiria e Pombal.
O jovem detido será presente ao Tribunal Judicial de Leiria esta quarta-feira, 5 de novembro, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.