Elétrico acessível

O Dongfeng Box é acessível, espaçoso e tem uma autonomia muito interessante para um pequeno utilitário

Foi com este modelo que a Dongfeng, um dos maiores construtores chineses, entrou em Portugal, através da Salvador Caetano. É uma conceção de carro estranha para os padrões europeus. A habitabilidade é bastante boa, sobretudo atrás, mas, em contrapartida, não tem rádio FM/AM e o painel de instrumentos tem um grafismo pequeno e difícil de ler. É um carro muito digital e perfeitamente adaptado a um público jovem.

O Box distingue-se por linhas simples e arredondadas, formato compacto e vistosa assinatura luminosa, que atravessa toda a seção dianteira. Passando ao interior, encontramos forros almofadados no tablier e nas portas e alguns plásticos, o que se pode considerar normal neste segmento.

O equipamento de série da versão Plus é muito interessante. Destaque para o moderno sistema de infoentretenimento e para as funções de assistência à condução, que incluem o cruise adaptativo, funciona em autoestrada e cidade, os sensores de estacionamento e as câmaras de 360º, que mostram a distância para os obstáculos. Contudo, ouvir rádio só através do smartphone. Todas as versões dispõem de um dongle que permite ligar o smartphone ao infotainment, sem fios, através do Android Auto e Apple CarPlay.

Este modelo está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv), alimentado por uma bateria de 42,3 kWh. A aceleração é progressiva e as performances são medianas: 0 a 100 km/h em 12,5 s e 140 km/h de velocidade máxima. O desempenho do motor é mais do que suficiente para a cidade e em estradas secundárias, quando passamos para autoestrada é um pouco curto. O condutor em três modos de condução à escolha: Comfort, Eco e Sport, mas, na verdade, não se sente grande diferente em termos de rendimento.

O consumo médio de 15,6 kWh/100 km é bastante aceitável, o que garante uma boa autonomia, sobretudo em cidade. De salientar que o carregamento de 30% a 80% demora apenas 30 minutos.

A suspensão macia favorece o conforto. É o carro estável e fácil de conduzir numa utilização normal, quando aumentamos o ritmo sentimos um ligeiro movimento de carroçaria, mas sem comprometer a condução.

O Donggeng Box Plus custa 28.000 euros, um valor perfeitamente justificado pelo nível de equipamento.