A nova versão vem reforçar a gama Megane e passa a ideia de maior dinamismo pelo acabamento elegante e desportivo. Está disponível apenas em cinzento mate shiste acetinado, que causa natural impacto por onde passa. Encontramos ainda separadores à frente e atrás na mesma tonalidade, logotipo ice black, acabamento em preto brilhante à volta dos vidros laterais e badge esprit Alpine na lateral esquerda. As jantes de liga leve de 20 polegadas completam uma imagem muito forte.
A inspiração desportiva esprit Alpine está igualmente presente no habitáculo, onde predominam os tons de preto e azul. O tablier, apoios de braços e consola central são estofados em tecido preto com pespontos azuis, o mesmo acontecendo com os excelentes bancos desportivos.

O Renault Megane E-Tech mantém o motor elétrico de 220 cv associado a uma bateria de iões de lítio de 60 kWh. A caixa de velocidades automática transfere a potência do motor de forma eficiente às rodas dianteiras. As performances são muito interessantes: 7,4 s de 0 a 100 km/h e 160 km/h de velocidade máxima, e sentimos sempre uma boa eficiência energética.

O sistema Multi Sense permite ao condutor escolher entre quatro modos de condução: Eco, Comfort, Sport e Perso. A resposta do motor muda consoante o programa, sendo isso mais evidente e entusiasmante no Sport. Só que a brincadeira ‘paga-se’ com um consumo de energia elevado, e lá se vai a autonomia anunciada pela marca de 468 km (ciclo combinado WLTP).

A principal novidade técnica e a introdução de um quinto nível de regeneração com a função One Pedal, que permite ao condutor controlar a aceleração e a travagem apenas com o pedal do acelerador. Esta tecnologia aumenta a autonomia através de uma maior recuperação de energia, torna a condução mais fácil e suave, especialmente em cidade, e reduz o desgaste das pastilhas de travão. De notar que o Megane passa a estar equipado de série com um carregador bidirecional de 11 kW e outro opcional de 22 kW, o que permite transformar o Megane E-Tech numa fonte de energia para recarregar dispositivos externos através de um adaptador especial.

O Megane E-Tech elétrico tem um baixo centro de gravidade e dispõe de uma suspensão eficaz, o que resulta num comportamento ágil, estável e seguro em curva. Embora seja um familiar, é possível manter um andamento vivo em estradas sinuosas sem que haja rolamento de carroçaria que influencie a condução. Acresce a isto um nível de conforto bastante aceitável. A direção é direta e dá uma sensação natural da condução. O Megane E-Tech com inspiração esprit Alpine está disponível por 40.830 euros.