Um homem de 32 anos vai ser julgado em Leiria pela alegada prática de três crimes de homicídio qualificado, sendo um consumado e dois tentados, num ataque ocorrido em março numa casa em Óbidos. O arguido encontra-se detido preventivamente e vai ainda responder pelos crimes de detenção de arma proibida e violação de domicílio, segundo o despacho de acusação consultado pela agência Lusa.
O ataque aconteceu na sequência de uma suposta dívida de 500 euros, que terá motivado o suspeito. A vítima mortal, um homem de 72 anos, foi esfaqueada enquanto dormia. A mulher, de 69 anos, e o filho, com 30 anos, que tentaram proteger a família, também sofreram ferimentos graves. A neta menor e a companheira do filho conseguiram resguardar-se e não foram atingidas.
Segundo o Ministério Público, o arguido era “visita habitual da residência das vítimas” e conhecia os hábitos da casa. Na madrugada de 21 de março, deslocou-se de Lisboa em motociclo, armado com uma faca, e entrou pela marquise. Movido por revolta e com intenção de matar, desferiu golpes mortais contra o septuagenário e atacou a mulher e o filho quando estes tentaram intervir.
O Ministério Público detalha que as lesões sofridas pela mulher e pelo filho eram suficientemente graves para causar a morte caso não tivessem sido prontamente socorridos. A ação violenta foi motivada por “um motivo fútil (uma pretensa dívida de 500 euros)”, e o arguido perseguiu o filho até à divisão onde estava a neta, colocando em risco a vida de toda a família.
O julgamento está marcado para 8 de janeiro de 2026, no Tribunal Judicial de Leiria. O arguido, estafeta de profissão, arrisca a pena máxima de 25 anos de prisão e expulsão do país como pena acessória.