Assassino condenado no Brasil detido em Cascais após 17 anos em fuga

PJ localizou e deteve um cidadão estrangeiro procurado pela Interpol por um homicídio cometido em 2005 no estado de Minas Gerais.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na zona de Cascais, um homem de 57 anos procurado internacionalmente pelas autoridades do Brasil por um homicídio cometido em março de 2005. A operação foi conduzida pela Unidade de Informação Criminal, na sequência de uma red notice emitida pela Interpol.

Segundo a PJ, o suspeito matou a vítima “atingindo-a com vários tiros de arma de fogo, causando-lhe a morte”, numa cidade do estado de Minas Gerais, num crime cujos motivos “não foram cabalmente esclarecidos”. O homem encontra-se condenado no Brasil a 12 anos de prisão.

A notificação internacional chegou a Portugal no dia 2 de dezembro, desencadeando uma troca rápida de informações entre a PJ e as autoridades brasileiras, que permitiu localizar e deter o fugitivo. De acordo com a Polícia Judiciária, o suspeito entrou no país em 2017, encontrava-se em situação irregular e vivia com outros cidadãos estrangeiros, trabalhando “de forma não declarada”.

O detido será agora presente ao Tribunal da Relação de Lisboa para que lhe seja aplicada uma medida de coação, dando início ao processo que poderá levar à sua extradição.