Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja entre terça e quarta-feira devido à forte agitação marítima, informou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O alerta, o segundo mais elevado da escala meteorológica, resulta da previsão de ondulação intensa ao longo da costa portuguesa.
Segundo o IPMA, os distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra estarão sob aviso laranja entre as 06h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira. Já Faro, Setúbal e Beja mantêm o mesmo nível de alerta até às 03h00 de quarta-feira, igualmente devido às condições adversas no mar.
As previsões indicam ondas de noroeste com alturas significativas entre cinco e seis metros, podendo atingir até 10 metros de altura máxima, um cenário que aumenta o risco para a navegação, atividades marítimas e zonas costeiras mais expostas.
Além dos distritos em aviso laranja, o IPMA emitiu avisos amarelos para Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Guarda e Castelo Branco, bem como para a costa norte da Madeira e o Porto Santo. Estes alertas estão associados a fenómenos distintos, como agitação marítima, vento forte e queda de neve, em períodos diferentes entre esta segunda-feira e quarta-feira.
O IPMA sublinha que o aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo indica condições potencialmente perigosas para determinadas atividades dependentes do estado do tempo, aconselhando o acompanhamento regular das atualizações oficiais.